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SANTA MARIA. R$ 218,5 milhões do Governo Federal vêm aí. Trocão vai garantir o sistema de transporte BRT

Ônibus como este, que circula em Curitiba, serão usados no sistema a ser implantado aqui
Ônibus como este, que circula em Curitiba, serão usados no sistema a ser implantado aqui

Só a Travessia Urbana, que pode começar as obras a qualquer momento, significa um volume maior de recursos oriundos do Governo Federal, via orçamento (e, portanto, sem entrar dinheiro local) da União. Serão R$ 220 milhões para garantir a implantação do sistema de transporte coletivo BRT – em que o ônibus (segundo material disponível no sítio da Prefeitura) é articulado ou biarticulado, com capacidade para transportar entre 160 e 270 passageiros.

No caso santa-mariense, o projeto prevê uma linha com 20 estações e 18 veículos, além de um sistema de sinalizaçãco completamente informatizado. Esta parte, aliás, custa R$ 20 milhões.

As obras por conta do BRT, segundo informou notícia publicada originalmente na versão online do Diário de Santa Maria, levarão a importantes modificações no trânsito, sendo previsto inclusive um viaduto na avenida Dores, logo após o Royal Plazza Shopping, no curzamento com a Alameda Buenos Aires, através da qual se chega ao conjunto de prédios do Poder Judiciário.

Não há datas precisas para o início das obras, nem para a conclusão, mas nesta quinta-feira, mesmo, o prefeito Cezar Schirmer recebeu, na capital do Estado, a portaria que, publicada no Diário Oficial da União, confirma a vinda dos recursos, conforme você confere em nota originalmente publicada na versão online do jornal A Razão. Acompanhe, na íntegra:

Santa Maria terá sistema de ônibus BRT

Um passo significativo foi dado, hoje à tarde, no sentido de melhorar o transporte público de Santa Maria. Na capital gaúcha, o prefeito Cezar Schirmer recebeu das mãos do ministro das Cidades, Gilberto Occhi, uma portaria assinada destinando 218,55 milhões para a construção de corredores de ônibus no sistema Bus Rapid Transit (BRT) e melhorias na gestão do sistema  de transporte do município. Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) por meio do PAC de Mobilidade Urbana e, por ser de fundo perdido, não necessitará de contrapartida do Executivo Municipal.”

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Um Comentário

  1. Padrão governo federal. Anuncia a idéia, a inclusão no orçamento, a liberação da verba, o início das obras, a liberação da licença ambiental, o início das obras e depois inaugura meia dúzia de vezes. Provavelmente na próxima corrida presidencial ainda não vai estar pronto, obra para usar em mais de uma eleição.
    Outro aspecto: quando estiver quase pronto irão reclamar do traçado.

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