SENADO. Só metade dos que concorrem à reeleição tem boa chance. Ainda assim, a renovação será baixa
![A dianteira ainda é indefinida, mas PMDB e PT terão as maiores bancadas no Congresso](https://img.claudemirpereira.com.br/2014/09/senado.jpg)
São 27 vagas em disputa para o Senado. Ou um terço do total. Dos atuais ocupantes das cadeiras, 11 deixam a política eleitoral. O caso mais vistoso talvez seja o de José Sarney, do Maranhão, mas eleito pelo Amapá. Dos 16 restantes, seis concorrem a outros cargos e apenas 10 são candidatos à reeleição, inclusive o gaúcho Pedro Simon.
Conforme a avaliação feita pelo DIAP (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), apenas metade dos concorrentes a um novo mandato tem chances reais de vitória. Ainda assim, a renovação será menor do que há quatro anos, como mostra material originalmente publicado pelo portal da Rede Brasil Atual (RBA). A reportagem é de Hilda Cavalcanti, com foto de Jefferson Rudy, da Agência Senado. A seguir, um trecho:
“Senado deve ter renovação menor em 2015: um terço do total…
…Formado por 81 parlamentares, o Senado Federal deverá renovar um terço de sua composição nestas eleições. Isso porque além dos 27 senadores que terminam o mandato nesta legislatura e são candidatos à reeleição, conforme levantamento feito pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), 22 dos 54 senadores que têm mandato até 2019 também estão participando do pleito, na disputa por cargos aos governos de seus estados, presidente e vice-presidente da República.
Essa mudança, no entanto, pode ser considerada bem menor do que a observada depois das eleições de 2010, quando a troca de cadeiras no Senado superou os 50% do total de parlamentares. Na época, dos 54 senadores eleitos, 32 foram empossados em janeiro de 2011 como estreantes, ao passo que outros cinco retornaram depois de exercer mandatos em outros cargos. Nesses quadros, nove suplentes assumiram em substituição a senadores que ganharam eleições para outras posições.
Conforme o recorte atual, dos 27 senadores em final de mandato, 11 não concorrem a nenhum cargo e dez disputam a reeleição – caso de senadores como Fernando Collor (PTB-AL), Álvaro Dias (PSDB-PR) e Gim Argelo (PRB-DF). Outros cinco disputam uma vaga na Câmara dos Deputados – dentre os quais Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) – e um é candidato a vice-governador – Francisco Dornelles (PP-RJ). Mas, na avaliação do Diap, dos dez que tentam um novo mandato, apenas a metade possui chances reais de vencer…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.