CampoEducaçãoEstadoUFSM

UFSM. Santa Maria pode ter Centro de Inteligência e Laboratório para a cadeia produtiva do leite no Estado

Neila Richards coordena grupo de professores da UFSM: escolha do grupo se deu naturalmente
Neila Richards coordena grupo de professores da UFSM: escolha do grupo se deu naturalmente

Parece evidente ao editor que a ideia se fortaleceu a partir das recentes fraudes constatadas no setor industrial leiteiro. Mas o fato objetivo, e muito bom, é que se está fazendo algo a respeito, no que toca às instituições públicas do Rio Grande do Sul.

Nesse contexto se insere o grupo de trabalho que inclui professores pesquisadores da UFSM e organizações do Governo do Estado, a partir de articulação feita inclusive pelo governador Tarso Genro e o reitor da Universidade, Paulo Burmann, além do secretário de Agricultura Cláudio Fioreze, oriundo da instituição.
Para saber mais detalhes do que já está acontecendo, inclusive com o nome dos integrantes da UFSM que participam do grupo, vale conferir o material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da instituição. A reportagem é de Lucas Casali, com foto de Gilvan Peters. Confira um trecho, a seguir:

UFSM articula instalação de laboratório de referência para descobrir fraudes no leite

Um dos produtos mais básicos da alimentação humana, o leite de vaca tornou-se, nos últimos meses, alvo da desconfiança da população gaúcha. Ações de fiscalização realizadas em cooperativas no Rio Grande do Sul, pelo Ministério Público e pelo Ministério da Agricultura, trouxeram à tona fraudes como adição de álcool e de ureia com formol ao leite. Para contribuir na fiscalização, um grupo de professores da UFSM está articulando com o Governo do Estado um plano para a implantação em Santa Maria de um Centro de Inteligência sobre a cadeia produtiva do leite, o que incluiria a estruturação de um laboratório de referência.

As articulações entre a UFSM e o governo gaúcho se intensificaram quando o reitor Paulo Burmann tratou do assunto com o governador Tarso Genro e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Claudio Fioreze, em visitas que estes fizeram a Santa Maria nos meses de junho e julho deste ano, respectivamente. A instalação do Centro de Inteligência e do laboratório está sendo discutida por um grupo formado por pesquisadores da UFSM e por representantes da Câmara Setorial do Leite e do Instituto Gaúcho do Leite – órgão criado em fevereiro deste ano pelo Governo do Estado.

Os professores que representam a UFSM neste grupo são os seguintes:

Neila Richards, do Departamento de Tecnologia e Ciência dos Alimentos;

Geder Herrmann, do Departamento de Microbiologia e Parasitologia;

Julio Viegas, do Departamento de Zootecnia;

Fernando Quadros, do Departamento de Zootecnia;

Clair Olivo, do Departamento de Zootecnia;

Vicente Celestino Silveira, do Departamento de Educação Agrícola e Extensão Rural;

Enio Giotto, do Departamento de Engenharia Rural;

Agueda de Vargas, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva

A coordenadora do grupo, professora Neila Richards, explica que a escolha dos representantes se deu naturalmente, já que eles se encontram com frequência na universidade, inclusive informalmente, para falar sobre assuntos relacionados ao leite. Neila ressalta como uma das principais qualidades do grupo a sua capacidade de analisar a cadeia produtiva do leite sob os seus mais diferentes aspectos, tendo em vista as diversas formações e especialidades destes pesquisadores.

O projeto de laboratório idealizado pelos professores da UFSM teria capacidade de analisar até 400 amostras de leite por hora. A implantação do laboratório e de uma sede física para o centro de inteligência teria um custo aproximado de R$ 2 milhões…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo