EconomiaNegóciosSanta Maria

VEÍCULOS. Cai número de emplacamentos de carros “0 km” em Santa Maria. Tanto no mês, quanto no ano

carros acumuladoA redução, os números não mentem, é bastante significativa. É verdade que o mercado de Santa Maria, bastante competitivo, continua comercializando muitos carros “zero quilômetro”, entre automóveis e comerciais leves. Mas já foi melhor. Bem melhor.

É fácil constatar a situação, através dos dados oficiais do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que traz a quantidade de carros novos emplacados em Santa Maria. Entre janeiro e agosto de 2013 foram 4.199. Agora, em 2014, no mesmo periodo, esse total baixou para 3.887, ou 8% menos. Sim, isso tem algum significado.

A diferença é mais significativa se contar-se apenas o mês de agosto. Em 2013 foram 569; agora chegaram a 455, ou 20% menos, para igual periodo. Aguarda-se, no setor, um melhor desempenho nos últimos meses do ano, tradicionalmente bons para o setor automotivo.

carros agostoSe considerar-se mês a mês, a redução também se constatou, nas concessionárias da boca do monte. Enquanto em julho foram comercializadas e emplacadas aqui 533 unidades, no mês passado, com as 455 anotadas no Renavam, tem-se uma retração de 15%, em percentual redondo. Agora, é aguardar os próximos meses, mas uma certeza já é possível ter: o ano de 2014 não será o mesmo de 2013 e menos ainda o anterior. Em 2012, as empresas daqui emplacaram em Santa Maria nada menos que 6.881 carros “0 km”. Um desempenho, quem sabe, irrepetível.

OBSERVAÇÃO: nas tabelas que ilustram esta nota você tem o total de emplacamentos do acumulado do ano e também o do mês passado, inclusive por marca, conforme os dados do Renavam.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Já era tempo das pessoas criarem a consciência de que ter um carro não é solução de mobilidade. Sem contar no valor extorsivo dos veículos aqui no Brasil.

  2. Helsinque, capital da Finlândia, pretende tornar a propriedade privada de carros desnecessária até 2025. Irão investir em um sistema integrado com trens, onibus, bicicletas, taxis, etc. O deslocamento será facil, o carro será desnecessário. Eles sabem que é previsto que 58% da população mundial estará morando em cidades na mesma época. Já estão se mexendo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo