EducaçãoPrefeituraSaúde

CIDADE. Proposta da Prefeitura muda Plano Diretor e viabiliza Hospital da Unifra no bairro Nª Sª de Lourdes

O terreno em que será assentado o Hospital da Unifra, caso o projeto seja aprovado
O terreno em que será assentado o Hospital da Unifra, caso o projeto seja aprovado

O Hospital São Francisco, pertencente às irmãs franciscanas, está situado na “Zona Urbanística 17c”,” divisa com a “Zona 6b”, da Lei de Uso e Ocupação do Solo. Para viabilizar a reforma e ampliação do espaço físico, deve ser adotado o regime urbanístico da “Zona 6b”. Essa é a mudança, basicamente – como mostra MATERIAL da Assessoria de Imprensa da Prefeitura -, proposta pelo prefeito Cezar Schirmer.

Tudo devidamente formalizado em projeto (para conferi-lo clique AQUI) enviado ao Legislativo e que, desenhando, do ponto de vista da legislação municipal, abre caminho para a construção do projeto do hospital escolar da Unifra, na forma como a instituição pretende.

Claro que ainda há a necessidade de licença ambiental. Mas, no que toca ao município, com a aprovação do projeto pelos vereadores e que, na prática, muda o Plano Diretor, a instituição fica liberada para construir o hospital no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. A tramitação começa imediatamente mas, como se trata de Lei Complementar, haverá a necessidade de realização de pelo menos uma audiência pública.

Para saber mais sobre o que está acontecendo, e ter detalhes sobre o que é agora objeto de análise dos parlamentares da comuna, acompanhe parte do material que o jornal A Razão está publicando em sua edição desta terça. A reportagem (texto e foto) é de Marcos Fonseca. A seguir:

Encaminhado projeto que permite novo hospital

A Prefeitura de Santa Maria encaminhou ontem (segunda) à Câmara de Vereadores o projeto de lei que autoriza a construção de um novo hospital no Bairro Nossa Senhora de Lourdes. A proposta do Executivo prevê mudanças no Plano Diretor do município. A medida abre caminho para que o projeto do complexo hospitalar de R$ 140 milhões possa seguir adiante.

O hospital de ensino projetado pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra) será o maior do município. Deverá ter 400 leitos e 2 mil funcionários. Para viabilizar o investimento no terreno junto ao hospital São Francisco de Assis – de propriedade da Unifra -, a Prefeitura decidiu propor mudanças na legislação municipal. A lei atual não permite uma obra desse porte no local.

Conforme o prefeito Cezar Schirmer (PMDB), a alteração no Plano Diretor é pequena. Pelas regras atuais, a construção poderia ser feita no lado direito da Rua Otávio Alves de Oliveira. O projeto de lei autoriza que a obra ocorra no lado esquerdo da via. Schirmer aponta que o hospital não deverá comprometer o trânsito no bairro, já que o acesso irá se dar pela BR-158, que será duplicada pelo governo federal.   

Para o prefeito, o investimento representa uma retomada da histórica posição de polo em saúde de Santa Maria. O complexo irá se somar aos 277 leitos do Hospital Regional, que está prestes a ser inaugurado. A partir da aprovação do projeto de lei na Câmara, a Unifra poderá dar andamento ao pedido de licenciamento ambiental para construção do hospital de ensino.”

PARA LER A REPORTAGEM INTEGRAl, CONFIRA A EDIÇÃO IMPRESSA DE A RAZÃO NESTA TERÇA.

PARA LER OUTRAS MATÉRIAS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Vamos ver o que dá. Bairro nobre, gente "bem", não deve querer hospital por perto.
    E a licença ambiental é uma piada. Existem muitos terrenos baldios na cidade que, aparentemente, são baldios por causa da tal licença. Tudo detonado em volta e para aquele terreno não rola. Area de preservação permanente, etc. Se é APP, porque tem um monte de construções, ruas, etc? Lembrando que em Floripa (e outros lugares) estão demolindo construções em volta da Lagoa. Se não dá para construir o hospital, tem que demolir tudo em volta e reflorestar.

  2. em contrapartida a unifra bem que poderia disponibilizar algumas bolsas de estudo para a comunidade…principalmente na medicina. Sonha , Marcelino,sonha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo