ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Sim, a campanha para 2012 já começou. E pra lá de pesada

O episódio do julgamento das contas da gestão 2005/2006 de Valdeci Oliveira, pela Câmara, nesta semana, pode ser avaliado de várias maneiras. O colunista não vai às minúcias, ressalvando apenas que até as pedras sabem da honestidade pessoal e política do ex-prefeito. Prefere outro viés. O da política eleitoral.

O empenho (negado, com já aconteceu em outros momentos passados) de Cezar Schirmer junto à sua base, no sentido de no mínimo dificultar a aprovação de parecer (por sinal, assinado por peemedebistas também) na Comissão que tratou do tema, e que livrava Valdeci, é indicador claro de que o jogo de 2012 já começou. E, para o gosto do colunista, pesado até demais.

Fontes próximas ao prefeito contestam a eventual interferência do óbvio candidato à reeleição. É? Talvez seja. Desde que se acredite que os secretários Cláudio Rosa (Ação Comunitária) e Sérgio Cechin (Habitação e Regularização Fundiária) tenham agido de moto próprio, sem o chefe saber, em reunião compriiiida que antecedeu à discussão do tema, perto do meio dia de terça-feira.

Deixe-se isso de lado, no momento. O fato objetivo é que 2012 nunca esteve tão perto. E os protagonistas se agitam. A começar por quem pode mais, por estar já no poder. Mas também, é correto colocar, outros atores se mexem. Quietos e sem auxiliares pouco discretos. Mas agindo. É o caso de Jorge Pozzobom. O tucano “finge-se de morto”, se aproxima de Valdeci na Assembleia e faz seu próprio jogo.

E é também uma questão petista. Se bem que aqui, veja só, há fortes indícios de que, ao atacar Valdeci, afora criar situação difícil diante de quem não faz muitos dias obteve 40 e tantos mil votos na cidade, também pode ser inóquo. Afinal, o mais provável candidato do PT em 2012 não é o futuro deputado estadual. Pooois é!

EM TEMPO: o elemento motivador da ofensiva schirmista foi o (negado publicamente) desempenho aquém do esperado, na pesquisa publicada por A Razão no último sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

18 Comentários

  1. Por mim deixa que venha cavaco também é lenha.
    Não dando Schirmer e a gente dele pode ser até o pai do Badanha!

  2. Complementando..este projeto Santa Maria 2020 é interessante, que consta no site da prefeitura e este banco de idéias também é uma boa idéia. além disto, no governo Valdeci já havia um esboço de planejamento..como a perimetral Dom Ivo, o parque da Barragem….
    Quer se reeleger, é só mostrar serviço.

  3. Se o Schirmer quiser se reeleger, precisa fazer obras….quero ver os parques prometidos (dos padres, da barragem, do Jóquei, túneis, avenidas e outros problemas resolvidos.
    Se continuar como está, o PT ganha com um pé nas costas e com qualquer candidato. Agora, colocar o Farret como vice (como citaram acima dele ser vice do Pimenta) é um grande erro, o Farret está bem mais desgastado do que o Schirmer, na população em geral.
    O grande problema de Santa Maria é a falta de planejamento, as pessoas pensam somente no seu emprego (CCs), no seu partido…grande parte das pessoas só trabalha na véspera de eleição, carregando bandeira de lá para cá, fazendo campanha, em troca de um cargo como CC.
    Partido “A” ganha a eleição e esquece de tudo que foi feito pelo anterior. Não há um planejamento para 5 anos, 10 anos.
    Até agora, para mim, o Schirmer trouxe a fábrica de blindados, não vi nenhuma obra dele.
    Do jeito que está, qualquer um do PT ganha a próxima eleição, eu acho que será o Pimenta.

  4. Dizem por aí que á primeira preocupação do político eleito é a reeleição.O atual prefeito está estrapolando,haja visto a sua preocupação em atacar o ex prefeito Valdeci,sabendo-se que suas realizações foram simplesmente inaugurações de obras realizadas na administraçao anterior.Todos esperavam uma mudança na cidade,pois as promeças na campanha éram tão fáceis de se realizarem que até o vice Farret acreditou.Há 3 fatores importantes;1 Schirmer eleitoreiramente deixará suas obras tudo para o último ano;2 o exprefeito Valdeci tirava leite de pedra;3 é visível á incompetência da atual administração.

  5. Caros
    Fazendo uma análise de tudo o que o Augusto fez aos seus “companheiros”, acredito que terá que realizar algumas concessões. O Pozzobom, ele simplismente não propiciou espaço para que ele crescesse utilizando a máquina pública (nesse sentido até acho bom, mas o “bom” não). O Farret, assim como o PP todo, foram colocados em uma geladeira, esconderam a chave do cofre e não liberaram recursos para investimento da Saúde. Saiu perdendo a população, apesar do Farret.
    Com essa conjuntura, vemos um isolamento do Augusto e do seu “pupilo” (Tubias). O PDT é uma incognita pois está no governo Tarso, a neta do Brizola com o pé fora e na região fica em cima do muro.
    Essas concessões/mudanças/conchavos terão que ser negociados possivelmente antes de Augusto, digo Agosto, ou outra data qualquer… Mas acho que já é tarde.

  6. @Ronaldo Santos

    Se houver 2º turno PMDB vai pro lado do PSDB e vence as elições, apertado mas vence com o Pozzobom, se não houver 2º turno ainda o Fabiano vence facil. Unico jeito do Fabiano vencer com 2 turnos é fazendo mais de 50% dos votos no 1º ainda.

  7. Esta postura do Sr prefeito é um tanto perigosa pois demonstra que ele não se preocupa nem um pouco com a cidade que o elegeu. Atacando o Dep. Valdeci (candidato mais votado), está prejudicando nossa representatividade e com isto impedindo o progresso da cidade. Afinal, o que deseja o Sr. Prefeito? Até agora não entendi, porque para quem demonstrava uma obsessão pela prefeitura de Santa Maria, dava para imaginar que faria mudanças incríveis em sua gestão, mas já se foram 2 anos e até agora nada. E ainda por cima quer prejudicar um dos poucos que fazem por nossa cidade.

  8. Vamos fazer uma aposta? Vai ser Pimenta prefeito e Farret vice. Vcs acham que estou inventando? Pois então aguardem para ver…

  9. A administraçao do pmdb é o que si ve nada x nada.
    O Pozzobon na campanha para prefeito entrou em uma
    sala de espera do P A e disse que nunca mais teria fila
    naquele local e disse aos funcionarios que em seguida
    eles teriam um aumento de salario.
    Pelo que consta não houve este aumento e nunca mais ele
    esteve la. As pessoas não esquesem.

  10. Pozzobom não se rebaixaria a ponto de ir de vice do traidor com ele mesmo do Schirmer.

    Valdeci ou Pimenta, duvido muito, vão ficar como deputados. Fabiano é a nova aposta do PT em SM e vem bem como candidato sem rejeição e jovem.

    Se houver 2º turno e se Deus quiser terá, Pozzobom vence no 2º turno se Fabiano não fizer mais de 50% dos votos no 1º.

    Quem viver, verá…

    E a campanha dos futuros novos vereadores, alguem ja viu alguma coisa por ai? Eu ja em algum carros.

  11. acho que o governo deveria se preocupar mais em fazer algo pra mostar serviço, pois nossa cidade esta abandonada, acho que o pozzobom vai ser prefeito de santa maria, ainda não na proxima eleição, numa das proximas, o valdeci precisa voltar para a prefeitura para tirar santa maria do marasmo, então em 2012 eu ja escolhi é VALDECI, e jair binotto do PTB de vice, é experiencia e renovação na prefeitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo