Eleições 2014PolíticaSanta Maria

ESTADO. Sartori ignora pesquisa, deixa Ana Amélia para trás e sai em vantagem contra Tarso, no 2º turno

O eleitorado gaúcho se comportou de forma muuuito diferente da projetada pelas pesquisas, especialmente a feita durante a própria eleição, a tal de boca de urna – feita pelo Ibope. Afinal, o peemedebista José Ivo Sartori, até a antevéspera do pleito, ainda que em crescimento óbvio, estava atrás de Ana Amélia Lemos, do PP, e em terceiro lugar – com Tarso Genro na liderança.

Vai daí que, apurados os votos, Sartori não só ultrapassou a pepista como ficou em primeiro lugar. E com uma vantagem bastante significativa sobre o petista que, com ele, disputará a rodada final, no dia 26. É lícito supor que o ex-prefeito de Caxias do Sul larga com bom capital numérico para a disputa decisiva.

Por quê? Ora, obteve 40,4% dos votos na rodada inicial, ante 32,57% do seu oponente petista e atual Governador. E mais: viu Ana Amélia bem para trás, com escassos 21,59% e mais ainda de Vieira da Cunha, do PDT, que somou só 4,27%.

E em Santa Maria? Pois, na boca do monte, praticamente reproduziu-se o resultado estadual, apurados os 145.211 votos válidos (mais 9.519 em branco e 7.569 nulos). Confira você mesmo, com o desempenho percentual entre parênteses. A seguir:

José Ivo Sartori (PMSB) – 60.004 (41,32%)

Tarso Genro (PT) – 48.959 (33.72%)

Ana Amélia Lemos (PP) – 29.887 (20,58%)

Vieira da Cunha (PDT) – 4.578 (3,15%)

Roberto Robaina (PSOL) – 1.385

Estivalete (PRTB) – 310

Humberto Carvalho (PCB) – 88

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Professores estaduais fiquem em alerta os governos do PMDB foram os que mais massacraram os professores. Citarei alguns dos massacres;
    1)governo Simon tira o piso de 2,5 salários mínimos de piso que os professores já estavam recebendo.
    2) o mesmo Simon só paga o 13 salário em fevereiro do ano seguinte e quando os professores vão reclamar em frente o Piratini são agredidos brutalmente por um dos maiores aparatos militares.
    3) governo Brito tira o plano de carreira dos professores, não cumpre o reajuste estipulado(que hoje os professores estão recebendo como precatórios).
    4)Rigotto não paga 13 salário obrigando os professores tirem empréstimo no BANRISUL para receber e em quatro anos dá apenas 6% de reajuste.
    Alguém dirá: o Tarso não pagou o piso e responderei:
    Não, mas deu o maior reajuste da história do magistério estadual 76,8%.
    Fez dois concursos e nomeou 11.399 professores.
    Promoveu 11.270 professores e cada promoção representa 10% a mais no salário.
    Terminou as escolas de lata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo