IBOPE. A dois dias da eleição, Tarso bem à frente na disputa ao Piratini. Ana Amélia despenca, Sartori a 7%
Pela primeira vez, o Ibope fez dois cálculos, na pesquisa (com 2.002 eleitores ouvidos entre quarta-feira e hoje) divulgada agora há pouco: com os votos totais, incluindo brancos, nulos e indecisos. Noutra, desconsiderando-os e apurando apenas os votos válidos, que são os considerados pela Justiça Eleitoral. Tanto num quanto noutro, confirma com maior vantagem para Tarso Genro, a virada do petista sobre a pepista Ana Amélia Lemos, e que o Datafolha dava conta ontem.
O fato é que Tarso livrou boa vantagem sobre Ana Amélia (e até teria vitória numérica no segundo turno, embora o empate técnico registrado) e esta vê o peemedebista José Ivo Sartori se aproximar, embora ele esteja ainda a 7% dela, como você pode conferir no material publicado originalmente no G1, o portal de notícias das Organizações Globo. Acompanhe:
“Ibope: Tarso tem 40%, Ana Amélia, 31%, e Sartori, 23% dos votos válidos…
… Pesquisa Ibope divulgada nesta sexta-feira (3) aponta os seguintes percentuais de intenção de votos válidos na corrida para o governo do Rio Grande do Sul:
Tarso Genro (PT) – 40%
Ana Amélia Lemos (PP) – 31%
José Ivo Sartori (PMDB) – 23%
Vieira da Cunha (PDT) – 3%
Roberto Robaina (PSOL) – 2%
Estivalete (PRTB) – 1%
Humberto Carvalho (PCB) – 0%
Para calcular esses votos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição. Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa de 50% dos votos válidos mais um voto.
Segundo o Ibope, haverá disputa de segundo turno no estado.
A pesquisa foi encomendada pelo Grupo RBS.
Votos totais
Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são:
Tarso Genro (PT) – 35%
Ana Amélia Lemos (PP) – 27%
José Ivo Sartori (PMDB) – 20%
Roberto Robaina (PSOL) – 2%
Vieira da Cunha (PDT) – 2%
Estivalete (PRTB) – 1%
Humberto Carvalho (PCB) – 0%
Branco/nulo – 5%
Não sabe/não respondeu – 8%
No levantamento anterior, divulgado em 24 de setembro, Ana Amélia tinha 37% e Tarso, 30%.Na pesquisa divulgada em 10 de setembro, Ana Amélia tinha 38% e Tarso Genro aparecia com 30%. No levantamento de agosto, Ana Amélia tinha 36% e Tarso, 35%…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
Os que pensavam que a eleição já estava ganha o PT e seus militantes estão dando a resposta.