Arquivo

Jornalismo (2). Decisão do STF foi “vergonhosa”, diz o deputado (e jornalista) Paulo Pimenta

Pela atualidade e óbvia importância (pelo menos para quem vive ou trata da mídia), reproduzo abaixo nota originalmente publicada na tarde de ontem, aqui neste sítio. Acompanhe:

 

“Diploma descartado. Deputado (e jornalista) Pimenta diz que decisão do STF foi “vergonhosa”

 

O deputado federal petista Paulo Pimenta, jornalista graduado pelo curso de Comunicação Social da UFSM, assistiu ao julgamento de quarta-feira, no Supremo Tribunal Federal, em que se decidiu pela não obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão.

 

O parlamentar santa-mariense (na foto da Agência Câmara de Notícias) se mostrou indignado e, a propósito, se manifestou na tribuna da Câmara dos Deputados. Os detalhes estão em reportagem distribuída pela assessoria de Pimenta. Confira, a seguir, a íntegra:

 

“Pimenta protesta contra decisão que desregulamentou a profissão de jornalismo

O Deputado Federal Paulo Pimenta (PT-RS) foi o único parlamentar a participar do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF), na tarde desta quarta-feira (17), que analisou a obrigatoriedade do diploma de jornalismo para o exercício da profissão. Jornalista formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Pimenta classificou como “vergonhosa” a decisão que derrubou a obrigatorieadade do diploma, por 8 votos a 1.

Assista ao protesto do Deputado Paulo Pimenta na Câmara na noite desta quarta

Ao sair do STF, o petista dirigiu-se imediatamente à Câmara dos Deputados para, da tribuna, protestar contra a decisão absurda que estava sendo tomada na Suprema Corte do país. Pimenta criticou a omissão da imprensa brasileira, que em momento algum tratou o julgamento da regulamentação da profissão de jornalista como pauta de seus trabalhos. Para o deputado gaúcho, o silêncio dos meios de comunicação é a demonstração do que ocorrerá com a imprensa brasileira, a partir da desregulamentação da profissão.

Pimenta informou que vai buscar a direção da FENAJ para discutir ações a serem tomadas e solicitar uma consultoria jurídica para verificar a viabilidade na tentativa de consolidar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), a fim de que a exigência do diploma seja indispensável ao exercício da profissão de jornalista. “É preciso ver qual a alternativa. Inicialmene, parece que uma PEC seria o único caminho, já que não há como reverter essa decisão do STF que prejudica profissionais, estudantes e desenvolvimento científico do campo da comunicação”, disse inconformado o parlamentar gaúcho.  O deputado também pretende realizar reuniões em faculdades de jornalismo, na tentativa de mobilizar a sociedade e quebrar o bloqueio da grande imprensa, de modo que seja retomada a discussão sobre a regulamentação desses profissionais da comunicação. “

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo