Arquivo

E Santa Flora? Desengavetada PEC de Zambiasi, mais de 800 distritos podem virar município

Já houve quem sonhasse que Camobi se separasse de Santa Maria. Isso tornou-se impossível quando a zona sul da boca do monte tornou-se oficialmente bairro. Só Distritos podem aspirar à condição de município. Em tese, no diz-que-diz e também no claro descontentamento com a sede, somente Santa Flora acalenta, neste momento, esse sonho.

 

Têm, os santa-florenses, lá suas fundadas razões. Embasadas no descaso histórico com que são tratadas, por exemplo, as obras de acesso ao distrito. A começar pelo trecho que liga aquela localidade à BR 392. Fruto de promessas nunca cumpridas pelos governos os mais diversos.

 

Feita essa ressalva, há mais de 800 comunidades dispostas a se mandar de suas mães, no País inteiro. Aliás, é aqui mesmo, no Rio Grande (e na Bahia) que se encontra o maior número de distritos em busca de emancipação. O processo foi frustrado a partir de 1997, quando, depois de uma verdadeira farra de independência, a criação de novos municípios deixou o âmbito das Assembléias Legislativas, passando para o livre arbítrio federal.

 

Mas, há uma esperança, aos que pretendem retomar a luta. Foi desengavetada proposta de emenda constitucional assinada pelo gaúcho Sérgio Zambiasi, do PTB, que mofava nos escaninhos do Senado desde 2003. Agora, depende da vontade do presidente interino da Casa, o petista Tião Viana, e dos líderes partidários, para que ela seja votada.

 

Aí, a luta dos emancipacionistas passa a ser outra. Que seja de fato apreciada. O que depende da pauta já atulhada do Congresso. Ah, sempre lembrando que, por ser mudança na Constituição, precisa ser aprovada em dois turnos, por 3/5 dos votos. No Senado e na Câmara. Quer dizer, impossível não é, mas fácil também não. Em todo caso…

 

SUGESTÃO DE LEITURAconfira aqui a reportagem “Farra dos municípios à vista”, de Leandro Mazzini, no Jornal do Brasil.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo