CampanhaEleições 2014EstadoPesquisaPolítica

OPINIÃO. Duas eleições com o resultado certamente já pra lá de encaminhado. Mas não quer dizer decidido

Aos leitores que, cada qual com suas razões, têm cobrado uma posição do editor, acerca do que pode acontecer no domingo, parece chegada a hora de falar – eis que restam menos de três dias para saber quem vai governar o Brasil e o Rio Grande.

Afinal, quais serão os vencedores e derrotados? O editor vai praticar a ideia do menor esforço. Encontrou na rede alguém que pensa exatamente o mesmo – e olha que nem haviam sido divulgadas as últimas pesquisas Datafolha e Ibope. Então, simplificando, o www.claudemirpereira.com.br faz suas as palavras do advogado Antonio Escosteguy Castro, em artigo originalmente publicado na quarta-feira, no jornal eletrônico Sul21. Acompanhe a seguir, na íntegra:

Só um desastre e um furacão

Dilma em sua vitória bem encaminhada
Dilma em sua vitória bem encaminhada

Quando esta coluna for ao ar, faltarão quatro dias para as eleições. Segundo turno nacional e aqui no Rio Grande. Nacionalmente, Dilma se encaminha para a reeleição. Passada a euforia da votação de Aécio no primeiro turno e a repercussão do incrível golpe dos vazamentos judiciais seletivos da Petrobras, o PT de forma eficaz desconstituiu a imagem do candidato tucano e acertou o discurso e a campanha para crescer onde podia.

O festival tucano de preconceitos contra os nordestinos permitiu ao PT ampliar ainda mais sua margem na região e herdar a maior parte dos votos de Marina em Pernambuco. Com um discurso centrado nas creches e no Pronatec, investiu nas mulheres da classe C, puxando o voto destas famílias que resistiam ao PT. A crise da água em São Paulo foi também um choque para o PSDB. Os tucanos almejavam 8 milhões de votos de vantagem em São Paulo para compensar o Nordeste (tiveram 4 milhões no 1º turno), mas a falta de água no principal estado governado por eles dificilmente permitirá atingirem este patamar.

Quando serenou a incrivelmente agressiva campanha da semana passada, por uma surpreendente intervenção do TSE, Aécio já sofrera um baque em sua credibilidade pessoal e o acerto da campanha petista fizera Dilma retomar a liderança. Agora, só um desastre tira a vitória de Dilma. Isto não é provável, mas é possível. Há ainda o último debate na Globo, que com diferença tão apertada pode ter um efeito bastante sensível no eleitorado e a grande imprensa, agora claramente ajudada por setores do Judiciário, tentará ainda produzir algum fato que gere efeitos destrutivos à campanha petista. Todo fato, porém, necessita de alguns dias para gerar consequências tais que impactem a eleição e o mais provável, portanto, é que não haja mais tempo hábil para mudar a maré.

Sartori só perde se um furacão aparecer
Sartori só perde se um furacão aparecer

Mas aqui no Rio Grande é necessário um furacão, um vento fortíssimo de popa, para levar Tarso Genro a ficar no Piratini. O fantástico crescimento da campanha de Sartori, no fim do primeiro turno, deu-lhe uma vantagem muito expressiva na largada do segundo. Tarso acertou ainda mais sua campanha, consagrando a identidade com Dilma (“quem é Dilma vota Tarso; quem é Tarso vota Dilma”) e adotando um tom mais coloquial e humilde na TV, alegando que arrumara a casa no primeiro governo e que precisa de um segundo para consolidar as mudanças. Sartori manteve a postura do gringo bom-moço, mas recheou sua propaganda eleitoral com propostas e mais propostas, embora muitas destas sejam absolutamente vazias de conteúdo. A diferença entre eles, porém, tem se reduzido muito lentamente.

A ofensiva petista de desconstrução de Sartori no RS foi tão forte quanto à ofensiva nacional contra Aécio, mas não obteve os mesmos resultados. O PT mostrou que Sartori não tem propostas concretas e que discursa sobre generalidades programáticas. Explorou seus deslizes na TV, desnudando seu despreparo. Por que não vem funcionando até agora?

Ocorre que boa parte da população gaúcha vota em Sartori exatamente porque ele não se posiciona, porque ele se exime do conflito que está instalado no país nestas eleições. Assim, o efeito de demonstrar que Sartori não teria condições de governar o Estado fica muito mais lento, porque num primeiro momento desnudar sua falta de propostas não afasta seus eleitores. Talvez os 15 dias reais de campanha no segundo turno não sejam suficientes para abater o candidato do PMDB, porque seu eleitorado demora a desiludir-se. Para Tarso, tem que começar a ventar logo…

As eleições do domingo parecem estar encaminhadas, mas certamente não decididas.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Sul 21. Advogado membro do conselho de desenvolvimento economico e social do RS. Conselho criação de Tarso, o intelectual.
    Campanha nacional? Marina apresentou programa de governo. Apanhou a não mais poder. Dilma não apresentou. Estão dando um cheque em branco. E alguém que tem que lembrar constantemente os outros que é presidente da república diz muito de si.
    Campanha estadual. Não vou destratar Tarso, o intelectual. Mas que ele tem perto de 44% de rejeição, ele tem.
    E os índices de pesquisas? A proporção deve estar certa, mas os números devem falhar. Brancos/nulos/abstenção dão sempre a metade do que aparece nas urnas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo