PIRATINI. Uma disputa que parecia polarizada e, de repente, vira pesadelo. Ao menos para um candidato
É mais ou menos consensual: Tarso Genro estaria consolidado como o primeiro colocado na disputa para o Palácio Piratini. Mas os petistas preferem não comemorar e vão à luta, porque há precedentes históricos até bem recentes que indicam ser tudo possível numa eleição para o governo gaúcho.
Em todo caso, o candidato à reeleição deve estar mesmo no segundo turno. Agora, a dúvida é sobre quem será o oponente. Já foi Ana Amélia Lemos, do PP, que até ponteou as pesquisas de intenção de voto na maior parte do tempo. Mas pode ser também, e há indícios fortes nesse sentido, segundo a pesquisa divulgada no início da noite deste sábado, José Ivo Sartori, do PMDB. Os dois estão empatados, conforme levantamento do instituto Datafolha.
E quem são, afinal, esses três protagonistas da renhida disputa pelo comando do Palácio Piratini? Confira, no material originalmente publicado pelo jornal eletrônico Sul21. A seguir:
TARSO GENRO – Natural de São Borja, Tarso Fernando Herz Genro nasceu em 1947, é formado em Direito pela UFSM e especializado em Direito Trabalhista. Começou a vida política como filiado ao extinto MDB, sendo eleito vereador de Santa Maria, em 1968. Ingressou no PT e foi eleito pelo partido, em 1988, vice-prefeito de Porto Alegre, na chapa de Olívio Dutra. Em 1992 foi eleito pelo PT para a prefeitura de Porto Alegre, cargo que voltou a disputar em 2000, sendo reeleito. Em 2010, foi eleito governador em primeiro turno, com 3.416.460 votos válidos. Tarso também exerceu os cargos de secretário Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, ministro de Estado da Educação, das Relações Institucionais e da Justiça.
ANA AMÉLIA LEMOS – Natural do município gaúcho de Lagoa Vermelha, Ana Amélia Lemos nasceu em 1945 e é formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Como jornalista, trabalhou por 33 anos na grupo RBS. Em 2010, foi eleita senadora pelo PP/RS, com 29,54% dos votos válidos. Tronou-se a candidata natural do PP ao governo do Estado
JOSÉ IVO SARTORI – Natural do município gaúcho de Farroupilha, José Ivo Sartori nasceu em 1948. É formado em Filosofia pela Universidade de Caxias do Sul. Começou sua carreira política em 1976, quando eleito vereador de Caxias do Sul. Foi deputado estadual, deputado federal, secretário do Trabalho no governo Pedro Simon e, por último, prefeito de Caxias do Sul. Venceu a prévia realizada pelo PMDB, partido em que sempre militou, para escolher seu candidato ao governo, com 72% dos votos dos peemedebistas.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.