EducaçãoPrefeituraSanta MariaSaúde

SAÚDE. Hospital da Unifra deverá ter a obra iniciada em 2015. Mas ainda há obstáculos a ser ultrapassados

Complexo hospitalar deverá ser construído em área nobre, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes
Complexo hospitalar deverá ser construído em área nobre, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes

São ao menos dois entraves a ser superados, ainda, até que o Centro Universitário Franciscano/Unifra comece a obra que, concluída, dotará a cidade de um novo hospital escolar, com 390 leitos e cerca de 2 mil funcionários.

Para que a instituição possa ter o estabelecimento funcionando a pleno, o que deve normalmente demorar cerca de cinco anos, há a necessidade inicial de ser aprovada mudança no Plano Diretor, proposta pela Prefeitura e sob a análise dos vereadores (e da própria comunidade, que poderá participar de audiência pública que tratará do projeto).

Também haverá a necessidade de readequação do projeto arquitetônico, dependendo do que for aprovado pelo Legislativo e, também, da licença ambiental a ser buscada junto aos organismos do setor. Enfim, há obstáculos. Mas tudo caminha para que o Hospital da Unifra possa se tornar realidade, em algum momento.

O jornal A Razão, em sua edição deste final de semana, traz alentado material com todas as informações e suprindo, crê este editor, as dúvidas existentes acerca do processo. Vale conferir a reportagem (texto e foto) assinada por Marcos Fonseca. Confira, a seguir, um trecho:

Hospital da Unifra deve sair do papel em 2015

O Centro Universitário Franciscano (Unifra) quer começar a obra do seu hospital de ensino em 2015. O projeto arquitetônico, que esteve parado por pelo menos um ano devido às indefinições da legislação municipal, foi retomado e sofrerá alterações. A instituição aguarda apenas o sinal verde da Câmara de Vereadores para finalizar o modelo de prédio a ser adotado e dar andamento aos pedidos das licenças, entre eles a ambiental.

O primeiro passo para que o empreendimento saia do papel foi dado na última segunda-feira, quando a Prefeitura enviou à Câmara o projeto de lei que prevê mudanças no Plano Diretor do município. Esse é o principal obstáculo, neste momento, ao investimento estimado em R$ 140 milhões.

A legislação municipal não permite a construção de um hospital de grande porte no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, por ser uma área residencial. O projeto de lei altera o chamado regime urbanístico daquela região da cidade para autorizar a obra. No bairro, a Unifra já mantém o Hospital São Francisco de Assis, que é de pequeno porte e será a base para o novo complexo de saúde.

A proposta que Executivo que altera a Lei de Uso e Ocupação do Solo Urbano (LOUS) está sob análise da Procuradoria Jurídica do Legislativo. O procedimento legal impõe algumas condições para que o tema seja levado a votação pelos vereadores. É necessário criar uma comissão especial para tratar o projeto de lei. Também será realizada uma audiência pública para que a comunidade possa dar sugestões. Em geral, o prazo para isso é de 15 dias. Somente depois desses processos, a proposta será levada a plenário…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo