Segundo informações da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), o primeiro dia de greve nacional dos bancários atingiu “6.572 agências e centros administrativos” em todo o País. É um BALANÇO do movimento paredista da categoria bancária que, em Santa Maria e região, paralisou as atividades de 36 agências.
Aliás, por aqui, os dirigentes sindicais comemoram o início que consideram forte da greve, em relação a movimentos anteriores. A seguir, você tem um relato da situação local e regional (inclusive as agências que estão fechadas total ou parcialmente), através da assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários. O texto e a foto são de Maiquel Rosauro. Acompanhe:
“Greve paralisa 36 agências bancárias na região Central do Rio Grande do Sul
É grande a mobilização dos bancários no primeiro dia de greve nacional da categoria. Na região Central do Rio Grande do Sul, 36 agências estão paralisadas total ou parcialmente. Por enquanto, o movimento concentra-se nos bancos públicos.
Em Santa Maria, cinco agências do Banco do Brasil estão fechadas. No Banrisul, apenas a agência Centro está atendendo, mas de forma parcial. Na Caixa Econômica Federal, apenas duas unidades de atendimento ao público seguem funcionando.
Na região, a greve atinge agências em Agudo, Formigueiro, Júlio de Castilhos, Restinga Seca, Faxinal do Soturno, São Sepé, São Pedro do Sul e Tupanciretã (confira a relação completa abaixo).
– A greve começou forte, como nós esperávamos. A tendência para quarta-feira é ampliarmos o número de agências em greve – projeta o diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários de Santa Maria e Região, Marcello Carrión.
Os banqueiros oferecem reajuste de 7,35% (0,94% de aumento real) para os salários e demais verbas salariais de 8% (1,55% acima da inflação).
Contudo, os bancários reivindicam reajuste de 12,5%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 2.979,25 em junho), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral.
O Sindicato dos Bancários de Santa Maria abrange 24 municípios da região: Agudo, Cacequi, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Itaara, Ivorá, Jaguari, Jari, Júlio de Castilhos, Mata, Nova Esperança do Sul, Nova Palma, Pinhal Grande, Quevedos, Restinga Sêca, Santa Maria, Silveira Martins, São João do Polêsine, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, São Sepé, São Vicente do Sul e Tupanciretã.
Acompanhe as novidades da Campanha Salarial no site www.bancariossm.org.br ou siga o Sindicato no Facebook (www.facebookcom/bancariossm) e no Twitter (www.twitter.com/bancariossm).
Quadro da greve em 30 de setembro
Banrisul
Santa Maria
Centro – Parcial
Dores – Fechada
Camobi – Fechada
Tancredo Neves – Fechada
Medianeira – Fechada
Avenida Presidente Vargas (Policlínica Provedor Wilson Aita) – Fechada
Bozano – Fechada
Região
Formigueiro – Fechada
Cacequi – Fechada
Júlio de Castilhos – Fechada
Agudo – Fechada
Restinga Seca – Fechada
São Sepé – Fechada
São Pedro do Sul – Parcial
Tupanciretã – Parcial
Banco do Brasil
Santa Maria
Centro – Fechada
Mariano da Rocha (UFSM) – Parcial
Tancredo Neves – Fechada
Niederauer – Fechada
Medianeira – Fechada
Presidente Vargas – Fechada
Estilo (Avenida Medianeira) – Aberta
Caixa Econômica Federal
Santa Maria
Centro – Fechada
Marechal – Fechada
Ymembuí – Fechada
Morotim (Bozano) – Fechada
UFSM – Fechada
Camobi – Fechada
Coração do Rio Grande (Fórum) – Aberta
Boca do Monte (Tancredo Neves) – Aberta
REREC – Fechada
GIRET – Parcial
Região
Agudo – Fechada
São Pedro do Sul – Fechada
São Sepé – Fechada
Tupanciretã – Fechada
Faxinal do Soturno – Parcial
Júlio de Castilhos – Parcial
Restinga Seca – Parcial”
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.