Desta vez não houve unanimidade. Mas uma ampla maioria dois funcionários do Banrisul em Santa Maria, presentes à assembleia que aconteceu agora há pouco, rejeitou a última proposta da direção do banco, feita após mediação do Tribunal Regional do Trabalho.
Aliás, o banco gaúcho é o único do país ainda paralisado. O movimento dos demais trabalhadores em instituições financeiras encerrou na semana passada. Mais detalhes você tem no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Sindicato dos Bancários. O texto e a foto são de Maiquel Rosauro. A seguir:
“Banrisulenses rejeitam novamente proposta do Banrisul e greve continua
Os banrisulenses de Santa Maria e região continuam em greve por tempo indeterminado. Em assembleia realizada nesta segunda-feira (13), na AABB, a categoria recusou a proposta do banco por ampla maioria.
Na sexta-feira (10), em mediação no Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), o Banrisul reafirmou a proposta apresentada no dia anterior (confira abaixo).
A greve teve início em 30 de setembro. O Banrisul é o único banco no país que ainda está em greve.
Proposta do Banrisul aos funcionários:
– 13ª Cesta Alimentação de R$ 1.085,00 (foi aplicado o reajuste de 8,5%).
– Reativação da Comissão de Plano de Carreira, para cumprir o seguinte calendário:
Até 31/10/2014 – Reativação da Comissão Paritária;
Até 31/12/2014 – Apresentação das primeiras conclusões;
Até 31/04/2015 – Apresentação das considerações finais para a Diretoria do Banco e Fetrafi/RS.
– O Banrisul também propõe a criação de subcomissões para discussão dos cargos de Escriturário Especialista e Técnico em TI.
– Em relação aos dias parados, o banco propõe a compensação das horas não trabalhadas de 07 a 13 de outubro de 2014 – período de greve somente do Banrisul. A compensação será de até uma hora por dia, a partir do fim do prazo estipulado para compensação da greve geral da categoria, que é 31 de outubro para quem trabalha 6h e 07 de novembro para quem trabalha 8h.”
Falta de pulso, queria eu ser acionista majoritario e esses celetistas iriam receber o seguro desemprego.