Câmara de VereadoresPartidosPolítica

CÂMARA. Só duas dúvidas restam para confirmar o acordo político que colocará PSDB e PT na presidência

Admar Pozzobom é o nome tucano para a Presidência, seja em 2015 ou no ano seguinte
Admar Pozzobom é o nome tucano para a Presidência, seja em 2015 ou no ano seguinte

Com 12 votos considerados garantidos (em 21 possíveis), o atual grupo (PT, PSDB, PTB, PR, PPL, Tavores Fernandes/DEM) que comanda o parlamento da comuna alinhava detalhes do acordo que poderá mantê-lo à frente da gestão do Legislativo. Há, segundo o editor conseguiu apurar, duas questões a ser resolvidas, mas que não obscurecem a principal: todos parecem dispostos a continuar juntos.

Em relação a episódios históricos anteriores – sempre cheios de surpresas na hora “h” da eleição para a Mesa Diretora – na Câmara de Vereadores, há os números. Afinal, traições (não exatamente incomuns) teriam que ser no mínimo duas, para reverter o quadro majoritário. Ressalvando que nada é impossível, parece não ser esse o caso.

A menos, claro, que as duas questões ainda pendentes redundem em conflito inconciliável. Havia outras dúvidas, mas elas foram dirimidas, segundo um dos envolvidos na negociação, na última quarta-feira. Exemplos: a manutenção da atual distribuição de cargos de confiança e quais os partidos que indicarão os candidatos a Presidente. Tudo ok. O que resta, então, para fechar definitivamente o acordo pelos próximos dois anos?

Luiz Carlos Fort é o concorrente favorito, mas não o único, à Presidência, pelos petistas
Luiz Carlos Fort é o concorrente favorito, mas não o único, à Presidência, pelos petistas

1) Saber quem vai presidir a Casa em que ano? Tanto PSDB quanto o PT gostariam de ocupar o cargo antes, cabendo 2016 ao aliado.

2) Quem será o presidente, quando o petismo estiver no comando? Já se sabe que o tucano a ser ungido, seja agora ou no ano seguinte, será Admar Pozzobom. No PT, há dois concorrentes internos, algo que a bancada precisará resolver, na medida do possível sem traumas. Há um favorito, Luiz Carlos Fort. E um desafiante, Jorge Trindade, o Jorjão. A tendência é pró-Fort, por conta da correlação interna no partido. Ele teria o apoio de Paulo Pimenta (Daniel Diniz) e Valdeci Oliveira (Luciano Guerra). A menos que algum argumento fundamental surja no sentido oposto, será Fort.

De todo modo, tanto uma quanto outra dúvida estarão respondidas na quarta-feira. Em horário e local não divulgados, os 12 integrantes do grupo majoritário fazem a reunião decisiva, para bater o martelo. Aguardemos.

OBSERVAÇÃO: as fotos utilizadas nesta nota são dos perfis no Feicebuqui, dos vereadores Admar Pozzobom e Luiz Carlos Fort.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo