CiênciaEducaçãoUFSM

CIÊNCIA. Espécie rara de Bromélia é encontrada por pesquisadores da UFSM. O trabalho já está publicado

Espécie da ‘Aechmea recurvate’, encontrada por pesquisadores, em Palmeira das Missões

Pouco mais de dois meses atrás, o sítio registrou a DESCOBERTA, por professor e alunos da UFSM, de três novas espécies de Bromélias. Os nomes soam estranhos, embora sejam tão bonitos quanto a flor: Dyckia strehliana, Tillandsia chasmophyta e Tillandsia witeckii.

Pois, agora, outro grupo de pesquisadores da instituição, encontrou uma espécie rara da Aechmea recurvate. Sim, é isso mesmo. Ah, o trabalho integral foi publicado na Revista Ciência e Natura, do Centro de Ciências Naturais e Exatas da UFSM (AQUI), mas você pode ter uma boa ideia do que seja, no material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da instituição. O texto é de Vanessa Gonzaga Noronha. Acompanhe:

Planta rara é encontrada na região norte do RS

O epifitismo é uma forma de relação característica das plantas que se desenvolve sobre outras sem prejudicá-las. Essas plantas, que não enraízam o solo, fixam-se em outras árvores ou em objetos elevados para receber luz solar e umidade com mais facilidade do que diretamente do solo. As plantas epífitas dispõem de sistemas específicos para absorver umidade do ar e extrair sua alimentação mineral da poeira que recai sobre si. A presença de algumas espécies epífitas na zona urbana auxilia na avaliação da qualidade ambiental tanto da cidade quanto do seu entorno.

Foi pela importância das espécies epífitas que as graduandas Maria Elenice Alves, Clediane Brun e Raquel Dal Forno a professora adjunta Liliana Essi, do Departamento de Biologia do Cesnors/UFSM campus Palmeira das Missões, realizaram o levantamento qualitativo de espécies epífitas vasculares (que possuem vasos condutores de floema e xilema, estão neste grupo pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) presentes na zona urbana do município de Palmeira das Missões, na região norte do Rio Grande do Sul.

Para efetuar o levantamento, foram analisados o Parque Municipal de Exposições, em três praças e o campus da UFSM, todos no município. Realizaram coletas quinzenais nas áreas citadas ao longo de dez meses (de março a dezembro de 2012). A observação de epífitos vasculares foi realizada a partir do solo em todas as áreas e, quando se fez necessário, foi realizada a escalada natural do forófito (árvore que serve de suporte para epífitas sem parasitá-la, somente como fixação).

Durante o estudo, foram encontradas oito espécies de angiospermas e seis espécies de pteridófitas. Registraram uma espécie rara no estado, a Aechmea recurvata, popularmente conhecida como bromélia, o que demonstra a importância ecológica de fragmentos florestais e de áreas verdes no ambiente urbano.

O estudo se fez necessário para um maior conhecimento sobre a biodiversidade vegetal em áreas urbanas e fragmentos florestais existente na região norte do Rio Grande do Sul. Também, vale ressaltar, que a proteção das áreas que foram estudadas…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.