CulturaEstado

CULTURA. Desenho animado gaúcho ganha o espaço da América Latina, através da televisão por assinatura

X-Coração. É a animação feita no Estado e que, agora, vai para toda a América Latina
X-Coração. É a animação feita no Estado e que, agora, vai para toda a América Latina

São 26 episódios, 16 dos quais já finalizados, numa realização da Cartunaria Desenhos, em parceria com a GÊNESis. Tudo feito aqui no Rio Grande do Sul e que, a partir de sexta-feira terá exibição através do canal Disney XD, disponível nas operadoras de TV por assinatura de toda a América Latina.

Mas, como isso aconteceu, e que personagens participam desse desenho animado que começa a ganhar o mundo? Quem conta é o jornal eletrônico Sul21, em reportagem de Débora Fogliato, com imagens de Reprodução. A seguir:

Desenho gaúcho X-Coração estreia em canal de TV a cabo na América Latina

O chapista Alex, especialista em fazer os melhores Xis de Porto Alegre, é apaixonado por Val, uma vocalista de uma banda de rock. Esse é o mote inicial da animação X-Coração, que estreia no canal Disney XD no dia 21 de novembro para toda a América Latina. O nome é uma alusão a esse tipo de xis, que só se encontra na capital gaúcha, e aos sentimentos do protagonista. O desenho é uma realização da Cartunaria Desenhos, em parceria com a GÊNESiS, com direção de Guto Bozzetti e Lisandro Santos.

Inicialmente, o X-Coração nasceu como um curta-metragem feito para o projeto Histórias Curtas da RBS TV, em 2007. A ideia era mostrar a história do chapista que é apaixonado platonicamente por uma menina, que frequenta a lanchonete onde ele trabalha. Um ano depois, Guto queria desenvolver a ideia de fazer uma série sobre uma banda de rock que tenta fazer sucesso, que se chamaria Power Trio. “Mas como o curta tinha ido muito bem e as duas ideias se relacionavam, a gente decidiu juntar as duas coisas e começamos a desenvolver isso como série”, conta Guto.

A partir daí, os criadores participaram de workshops e capacitações sobre trabalho específico de séries, sobre “como organizar várias histórias do mesmo universo”, como define Guto. Os autores também fizeram consultorias com pessoas que trabalham no mercado internacional e desenvolveram o projeto até chegar em seu formato final. Então, inscreveram o X-Coração no edital do Fundo Setorial Audiovisual (FSA), um fundo federal que financia produções audiovisuais nacionais…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo