Arquivo

Economia. Os maiores juros reais do mundo. E ainda sim se festeja previsão de 11% em dezembro

Que coisa! O Brasil tem a maior taxa de juro básica do planeta. Nem se quer que seja como os (hoje) “zero” dos ianques, mas alguma coisa minimamente civilizada, e capaz de catalputar os investimentos e o desenvolvimento bem que a gente poderia sonhar.

 

No entanto, diante da ortodoxia do Banco Central, que mais parecem representar o mercado financeiro que a população, há quem até já festeje a previsão de que, no final deste ano, as taxas decresçam a 11%. É, convenhamos, um acinte.

 

Sobre as previsões do “mercado”, acompanhe reportagem publicada na versão online d’O Estado de São Paulo. O texto é assinado por Renato Andrade, da agência de notícias Reuters. A seguir:

 

“Mercado vê mais cortes nos juros em 2009 e 2010, aponta BC

Analistas e empresários preveem que a Selic termine este ano em 11%; ao fim de 2010, taxa será de 10,75%

O forte corte da taxa de juro promovido pelo Banco Central na semana passada fez com que analistas e empresários revisassem para baixo suas estimativas para o comportamento da taxa Selic em 2009 e 2010, mostra pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 26.

De acordo com levantamento feito pelo próprio BC, as novas estimativas indicam que a taxa Selic deve encerrar o ano em 11%, levemente abaixo dos 11,25% estimados na pesquisa anterior. Para 2010, as projeções indicam que o juro básico brasileiro estará em 10,75% no fechamento do ano, ante estimativa anterior de 11%.

Na semana passada, o Copom reduziu a Selic em 1 ponto porcentual, para 12,75%. Foi o corte mais acentuado da taxa básica de juro do País desde o final de 2003 e a primeira redução promovida pelo Comitê desde setembro de 2007…”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Mercado vê mais cortes nos juros em 2009 e 2010, aponta BC”, de Renato Andrade, da Agência Reuters, na versão online d’O Estado de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo