KISS. O dia em que familiares das vítimas falam em Seminário de Tragédias Evitáveis. É em Buenos Aires
Desde segunda-feira, familiares de vítimas da Kiss estão em Buenos Aires, onde participam do sminário sobre tragédias evitáveis. O foco são duas tragédias. A da boate Cromagnon, da capital portenha, em que quase 200 morreram e 1,4 mil ficaram feridos, e a da Kiss, em que 242 meninos e meninas morreram e outros 600 se feriram.
Na programação, hoje é dia em que falam os santa-marienses, que para lá foram já no domingo. Mais informações sobre o evento você tem no material publicado pelo G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A foto é do Tuiter. Acompanhe:
“Familiares de vítimas da Kiss participam de seminário na Argentina…
…Quase dois anos depois da tragédia na boate Kiss, que matou 242 pessoas em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, parentes das vítimas estão na Argentina para um seminário. O encontro faz parte da programação que lembra uma década do incêndio com 193 vítimas na Cromagnon, casa noturna de Buenos Aires…
…O encontro, que ocorre no legislativo da capital argentina, discute maneiras de previnir tragédias semelhantes às que ocorreram nos dois estabelecimentos. Os incêndios, juntos, mataram 435 pessoas. Ao falar de ambos os espisódios, familiares lembraram da dificuldade de punir os responsáveis pelas falhas.
“Em vários graus, todos nós somos culpados de uma forma geral. Mas o poder público e os proprietários têm uma culpa maior. Em Santa Maria, quase dois anos, 21 meses, nenhum deles está preso, nenhum deles está sendo acusado até hoje”, lamenta Paulo Carvalho, pai de uma das vítimas.
O advogado dos parentes de vítimas da Kiss ainda falou sobre o andamento do processo criminal. “Não apostem que as famílias parem de lutar, porque não vai acontecer. Isso a gente sentiu aqui, na Argentina, e também está sentindo lá no Brasil. As famílias estão cada vez mais unidas e mais fortes. Quem apostar que a Justiça vai ser morosa ou que as famílias vão parar de lutar por justiça, vai perder”, afirmou Luiz Fernando Smaniotto.
Enquanto ocorre o seminário, uma das notícias que mais repercute em Buenos Aires é a da morte de Omar Chabán, produtor cultural que administrava a boate Cromagnon quando ocorreu o incêndio. Ele morreu de câncer na última segunda-feira (17). Chabán foi condenado a 10 anos e nove meses de prisão pelo incêndio, mas não chegou a cumprir metade do tempo.
Nesta quarta-feira (19), está prevista uma palestra de parentes de vítimas da Kiss, sobre a vida após o incêndio…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.