PrefeituraSanta Maria

MARQUISES. Prefeitura apela para que a população denuncie situações de risco. Calçadas também na mira

Marquises, especificamente, têm legislação específica e necessitam de vistoria constante
Marquises, especificamente, têm legislação específica e necessitam de vistoria constante

A Prefeitura garante: mantém uma equipe de campo realizando a fiscalização de marquises e calçadas, em atenção à legislação municipal. Mais: nos últimos três meses, quase 600 prédios já foram vistoriados. Ainda: em operação recente, houve a notificação de 705 casos em que a situação de marquises ou calçadas estavam irregulars.

Sobre isso, e  também outros números, além do apelo feito pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Renato Brunet, para que a população denuncie situações de risco, confira o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da Prefeitura. O texto é de Carlos Nunes, com foto de João Alves. A seguir:

Prefeitura fiscaliza marquises, calçadas e canalização de ar condicionado no Centro

Por ser uma preocupação constante de quem circula nas principais ruas da cidade, a orientação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do município é para que os proprietários dos imóveis e pontos comerciais redobrem os cuidados neste período de final de ano, quando é maior o números de pessoas nas ruas centrais da cidade.

Além disso, a Secretaria também faz um apelo para que a própria população denuncie situações de risco.   A pasta já está com uma equipe de campo realizando a fiscalização de marquises, passeios públicos (calçadas) e também locais onde aparelhos de ar condicionado que,  principalmente com as altas temperaturas, acabam largando água nas calçadas, causando desconforto às pessoas que estão andando no Centro. 

Recentemente aconteceu uma vistoria avaliou as condições de 830 calçadas, fachadas e marquises das lojas, sendo que destes, 705 locais receberam notificações. O secretário Renato Brunet lembra que população também pode ajudar na fiscalização informando casos de irregularidade para que sejam tomadas providências imediatas. “Nós estamos cumprindo a legislação municipal, que determina, no caso das marquises, que o laudo tenha validade de cinco anos, a partir do habite-se se tem cinco anos, e a cada cinco anos, tem que ser renovado. Nós estamos fazendo isso já, de alguns dois, três meses para cá. Estamos com 578 prédios já vistoriados”, explica.

Brunet destaca que destes prédios vistoriados, 331 já estão com a situação regularizada e as marquises estão em condições. Outros estão com os laudos vencidos e precisam apresentar novos documentos, para renovação de mais cinco anos. Nesta condição, são 247 edificações. O secretário explica que o passeio público também está sendo fiscalizado. “Nós estamos fazendo também a fiscalização das calçadas que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. Agora- a maior situação de risco para Santa Maria são essas pessoa que habitam temporariamente o palacete rosado e deteriorado ali da praça.Todo esse tempo de ocupação daquela casa e ainda com má aparência. Bem, o que esperar dessa turma? E falavam dos outros lhes dando a pecha de malfeitos… É dose, mesmo

  2. Voltaram com a idéia originalíssima do sr. Tubias , que apelava para que a população usasse o facebook para denunciar os buracos da cidade. Não tem jeito , mesmo.

  3. É bom que o poder público antes de já culpar os cidadãos pelo desleixo da cidade, que olhem para os seus "rabos". Sem querer assustar ninguém, mas já fizeram uma vistoria nos paredões e contenções do Túnel da Gare ???? O aspecto de má conservação e os vazamentos são visíveis para qualquer leigo. E olha que a entrega desta obra é muito recente. Outro detalhe: por cima passam composições ferroviárias, mais conhecidas como TRENS !!! Bem pesadinhos por sinal !!!!

  4. Sim, 100% da população está capacitada para avaliar sobrecarga e corrosão da armadura. Então o que se pode deduzir? "A prefeitura não tem capacidade para fiscalizar tudo, se cair uma marquise na cabeça de alguém não é nossa culpa. Fazemos o que podemos."

  5. Já estou fazendo a minha parte, pedindo, humildemente, que a nossa Prefeitura verifique a canalização do ar condicionado no palácio real, pois é comum os humildes súditos, ao transitarem naquela calçada, serem respingados teimosamente por pingos advindos da refrigeração do rei. Obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo