HistóriaMemória

MEMÓRIA. Morte de dona Elly Genro comove a cidade. Sepultamento acontece no final da manhã

O corpo de dona Elly Herz Genro está sendo velado no cemitério jardim Santa Rita de Cássia, onde será sepultado no final da manhã desta quinta-feira. Dona Elly, mãe do governador Tarso Genro e que era viúva do ex-vice-prefeito santa-mariense Adelmo Simas Genro, além de avó da ex-deputada e ex-candidata a Presidente da República, Luciana Genro, teve uma postura íntegra e especial, ao longo dos seus 93 anos, como você leu AQUI, ainda na manhã passada.

Inclusive por isso, gerou um punhado de manifestações de pesar e de conforto aos familiares, especialmente nas redes sociais. Mas também gerou notas de pesar de várias autoridades. Algumas delas você confere a seguir:

Prefeito lastima falecimento de Elly Genro, mãe de Tarso Genro

O prefeito Cezar Schirmer recebeu com muito pesar, na manhã desta quarta-feira (12), a notícia do falecimento de Elly Herz Genro, mãe do governador do Estado, Tarso Genro. Dona Elly, como era conhecida, faleceu de causas naturais, aos 93 anos, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, onde estava internada há 20 dias. “Dona Elly foi uma exemplar mãe, uma mulher guerreira, de fibra. Lutou firmemente contra a ditadura, onde militou em prol de uma sociedade democrática, mais justa e mais solidária”, lembrou o chefe do Executivo, que cumpre agenda em Brasília (DF). (por Luiz Otávio Prates)

Valdeci lamenta falecimento de Elly Genro

Valdeci e Dona Elly: imagem é de 2010, no periodo pré-eleitoral (foto Tiago Machado/arquivo)
Valdeci e Dona Elly: imagem é de 2010, no periodo pré-eleitoral (foto Tiago Machado/arquivo)

 “Amanhecemos com essa notícia triste. A dona Elly era uma pessoa muito querida, divertida e humana. Santa Maria, em especial, está muito entristecida, pois ela viveu lá por décadas e era muito admirada e reconhecida pela comunidade ”, afirmou Valdeci.  

Em uma das passagens com dona Elly, Valdeci recorda do ano de 2010. Naquela oportunidade, ele era candidato a deputado estadual pela primeira vez, e fazia campanha também para Tarso Genro, candidato a governador. Em uma das tantas agendas de campanha, em Tupanciretã, Valdeci recepcionou Tarso na chegada à Câmara de Vereadores do município. Ao cumprimentá-lo, recebe em mãos um bilhete redigido por dona Elly. No texto, havia um cumprimento e uma declaração de apoio ao então candidato a deputado. “Foi muito especial, naquele momento difícil da campanha, receber o apoio de uma pessoa tão simbólica para a política gaúcha. A dona Elly enfrentou com muita coragem, junto com o marido, o Adelmo Simas Genro, as agruras da ditadura brasileira. Mesmo lidando com a perseguição, a tensão e a distância dos familiares e dos amigos, nunca perdeu a ternura, o sorriso fácil e a humanidade”, ressaltou.

Dias depois de receber o bilhete de dona Elly, Valdeci fez uma visita pessoal a ela, em Porto Alegre, para agradecer o apoio. (por Tiago Machado)“

Presidente da Câmara se manifesta

A presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, Drª Deili Silva, expressa suas condolências aos familiares e amigos da Sra. Elly Herz Genro, mãe do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, Tarso Genro. Elly era casada com o advogado e político Adelmo Simas Genro, que dá nome ao prédio do Poder Legislativo de Santa Maria.

Bancada do PP na Assembleia

Os deputados e funcionários da bancada do Partido Progressista manifestam profundo pesar com a notícia do falecimento de Elly Herz Genro, mãe do governador do Estado, Tarso Genro, ocorrido nesta quarta-feira (12), em Porto Alegre. A família progressista se solidariza com o governador gaúcho neste momento de grande dor e consternação, e transmite um fraterno abraço aos familiares.

Deputado Frederico Antunes/ Líder da Bancada do PP na ALRS”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo