EsporteJornalismoMídia

MÍDIA. Decadência de um programa chega ao auge. Ofensas levam a uma demissão, no “Sala de Redação”

Como tenho escrito, especialmente no Feicebuqui, o programa “Sala de Redação”, da Rádio Gaúcha, que já foi exemplo de encontro de opiniões acerbas e divergentes, mas que, pelo menos, mantinha um alto nível, se transformou num programa de “boteco” – com todo respeito a esses.

Depois de bengaladas e outros quetais, hoje a “mãe” foi a vítima. E acabou em demissão de um dos integrantes. Que não foi, claro, o Paulo Sant’Anna. Confira, a propósito, nota publicada agora há pouco, no Coletiva.Net, especializado em mídia no Rio Grande do Sul, com direito ao áudio do forrobodó, e também o linque para a posição oficial da RBS, grupo proprietário da Gaúcha:

Rádio Gaúcha demite Kenny e afasta Sant’Anna – Medidas foram tomadas como punições ao episódio de discussão e xingamentos na edição de hoje do Sala de Redação.

Integrante do programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha, Kenny Braga foi demitido da emissora nesta segunda-feira, 10. Seu colega Paulo Sant’Anna está afastado. As medidas foram tomadas como punições após um episódio de xingamentos protagonizado na edição de hoje do programa. Em meio a uma intensa discussão em grande parte inaudível, Paulo Sant’Anna disse a Kenny Braga: “Vai gritar com a tua mãe!”. Ao que Kenny respondeu: “Vai tu, o filho da puta!”. O áudio do programa, normalmente disponibilizado alguns minutos após o encerramento da edição, ainda não consta no site da emissora.

Procurado por Coletiva.net, o jornalista Paulo Sant’anna disse que não tem nada para falar sobre o assunto. Kenny Braga ainda não foi localizado. A Rádio Gaúcha ficou de se manifestar ainda hoje.

Confira o áudio da discussão.”

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR A MANIFESTAÇÃO OFICIAL DA RBS, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

22 Comentários

  1. Kenny foi tarde, embora pelo menos pior dos motivos, na minha opinião. Sant'Ana definitivamente está fora dos eixos, se é que algum dia esteve neles. Recebo a boa notícia que Lauro Quadros vai se aposentar e está fora, outro que não faz falta, pois era, disparado, o mais chato de todos, principalmente pelo péssimo hábito de ficar interrompendo a fala dos outros. Muitos colorados, que já consideravam a Gaúcha gremista, agora têm um motivo a mais para ficar de cara com a emissora. Acho que a única medida que apaziguaria de verdade o pessoal do Inter seria demitir o Cacalo, um cara que considero inteligente, mas para quem a tentação da flauta é irresistível, na vitória ou na derrota. Assim, pouco contribui para uma discussão mais técnica, como no bom "Sala de Domingo", onde não há vedetismo.

  2. Quero dizer uma coisa, eu ouço o sala a muito tempo, acredito que a uns trinta anos, as discussões eram sempre acaloradas mesmo com o paulo Santana, o qual eu acho que é um gênio, mas o seu tempo já passou, ele esta meio caduco agora, o kenny foi muito homem em falar aquilo, ele esta de parabéns,o que mantem o programa no ar é o Pedro ernesto, pena que o sala ja esta fora de moda, parece que parou no tempo, a gora existem outros programas, outras radios, como a radio grenal.

  3. Acho que as punições deveriam ser equivalentes,e ~computo como mais agressiva a do Vianey que mandou o Pedro eernesto enfiar a gaitinha daquele lugar….Ao vivo!!!! " Enfie esta gaitinha no ….." e nada foi feito acredito que nem advertência !!!!

  4. Sou colorado, mas nunca gostei do Kenny, do Cacalo e do Santanna. Antes de tudo são torcedores, não sabem respeitar a opinião dos outros. A muito esses daí deveriam ser proibidos de falar, porque não sabem se comportar.
    Sempre achei o Kenny tosco e sem conteúdo, todavia, tem a seu favor o fato de jamais (pelo menos nas vezes que o ouvi) ter desrespeitado os gremistas e o Grêmio, mas vira bicho quando falam do Inter. Neste sentido comete um erro primário e inaceitável.
    Muito diferente é o Cacalo, que é de uma presunção, de um deboche sem limites. Provoca o tempo todo, tripudia na vitória e na derrota. Quando fala é irônico, desmerecendo os outros e querendo sempre ter razão. Nunca perde uma oportunidade de tripudiar os colorados. Nunca. Parece complexado.
    O Santana, então, é o pior de todos. Credito a ele o acirramento dos ânimos entre colorados e gremistas (coisa que não existia em anos anteriores), porque na época de seca do Inter ele não parava de debochar, tripudiar e desmerecer os colorados. Isto criou um clima de raiva e revanche nos colorados, que explodiu quando o Inter começou a ganhar de novo, levando os gremistas, que não aceitaram virar alvo, a reagirem das formas que conhecemos.
    Prefiro os outros comentaristas, mais sóbrios, que analisam o futebol do ponto de vista técnico e tático.

  5. Esse Claudemir falando e um cavalo bastando, para não usar um termo mais pesado, é a mesma coisa. Acabou com a audiência da Antena 1 com aquela porcaria de programa. Ele coversando c o seu ego, uma palhaça.

  6. Há muito o Sala está em decadência! Sou colorado, mas o Kenny já foi tarde! O Santana acabou também Há muito! E o Cacalo é o desrespeitoso de sempre! Ele iniciou, quando vice de futebol, o acirramento da agressividade entre colorados e gremistas! Pai das animosidades! O Wianey é outro agressivo e desrespeitoso! Há que se fazer grande reformulação no "plantel" do Sala ou sucumbirá, lentamente, ante o Apito final e o Pretinho Básico (da gurizada)!

  7. Também sou gremista e concordo com os que disseram que quem deveria sair na verdade é o Cacalo. Tenho vergonha de ver que ele representa a torcida do Grêmio no programa dessa forma, sempre irônico, desrespeitoso e se achando melhor que os demais. Te aposenta CACALO!!!

  8. Que bobagem, meu!!!
    O Sala de Redação é o melhor programa esportivo do RS, disparado!!!
    Até pelo que aconteceu também.
    São caras que entendem de futebol dando opiniões e falando o que os torcedores falam.
    É isso que o torcedor quer ouvir e não esse mimimi politicamente correto de outras rádios.
    O Kenny pisou na bola, não segurou a flauta e disse palavrão sem se controlar, mas é uma baita atração para qquer rádio que o contratar.
    O P. Santana, mesmo que já esteja chegando a hora de se aposentar, ainda tem "tiradas" muito boas e sempre é bom ser ouvido.
    Que dor de cotovelo, heim!!!!

  9. 3 integrantes que não gosto cacalo, keny e Paulo Santana, são 3 ignorantes que não sabem conversar apenas gritar, não foi a primeira vez que ocorreu algo parecido. Guerrinha e Pedro pra eu são coerentes falta somente dois pra sair!!!

  10. Esse cara é analfabeto, "feicebuqui" ? pelo amor de deus, dizer que o sala de redação esta em decadência, falo nada só observo essas ignorâncias de certos que se acham jornalistas!

  11. Claudemir
    Acho que hoje o Sala decretou o seu fim, fruto da visão miope de algum burocrata da gestão moderna, destes formados na América e que tem uma solução padrão para todas as situações, sem observar as circunstâncias dos seus atos, e os aspectos sócio-culturais e simbólicos envolvidos em suas ações.
    Não falo isto pela falta que o Keny e o Santana farão ao Sala, pois eles são substituíveis, mas porque a partir de agora ele se tornou um programa censurado.
    E permita discordar de você, a alma do Sala era exatamente o clima de conversa de boteco, que era representado exatamente por isto, por não haver censura de conteúdo ou de forma, por aqueles anciões do rádio, com a autoridade pessoal que construíram ao longo de suas carreiras, poderem moldar ali, no ato, os seus personagens.
    Eu ouvi o programa de hoje, vários respeitáveis senhores medindo as palavras por medo de perder o emprego. Agora, todos darão menos de si, e farão mais o jogo dos patrões; vão falar para os donos da RBS. E não há nada mais patético do que senhores com tão larga experiência e autoridade de vida, jogando para os patrões, denunciando a cada palavra não dita que eles são só empregados, que tem que responder ao dono do capital, que a sua opinião ou a forma de expressá-la tem que atender ao patrão antes de atender à sua própria verdade.
    É como ver Galileu pedindo negando em público a teoria heliocêntrica para não ir para fogueira, mas pedindo desculpas a si mesmo pela própria fraqueza.
    Nem Keny nem Santana são Galileu, mas fez-se a inquisição na RBS, a face oculta do poder mostrou a cara, e a partir de agora todos medirão as palavras para não serem confundidos com hereges. Muitos negarão a si mesmos por isto, e veremos um desfile de sorrisos amarelos no ar, de falsas cordialidades, de patéticos puchasaquismos dos patrões.
    Vou te confessar uma coisa Claudemir, as desmedidas palavras daqueles velhos do Sala de Redação, que as vezes pensavam ser maiores que os patrões, me faziam esquecer que os meios de comunicação no Brasil são esta coisa concentrada, oligopolizada, dominada por meia dúzia de donos.
    A demissão do Keny, do Chico Sá e de outros que ousaram esquecer que são só empregados, funcionários, me faz lembrar com ardor de tudo isto, que aqui liberdade de expressão, de opinião, de imprensa, é a liberdade de meia dúzia de donos que são os patrões do jornalismo brasileiro.
    O Keny foi demasiado humano naquele programa, eu estava ouvindo: ele teve uma atitude "pouco profissional", é verdade; agora todos serão mais profissionais, e muito, muito menos humanos.
    O Sala não irá resistir a isto.

  12. Sou Gremista, mas o Kenny Braga era o integrante que mais gostava no Sala de Redação. Assim, não há mais motivo para seguir ouvindo.

  13. Sou gremista, acho que faltou um pouco de equilíbrio do Kenny Braga, infelizmente o Santana já está fora da casinha a muito tempo, acho que ele deveria sair, já deu o que tinha que dar, e sobre o Kenny Braga, ele não deveria sair gostava muito do seu desempenho no sala de redação.

  14. Bom para a concorrência que se forem espertas vão levar o maior representante colorado do rádio esportivo gaúcho. Quem sai perdendo na minha opinião é quem demite, já que os colorados vão migrar em peso para a emissora e programa que o Kenny for. Lei da ação e reação que serve para a física e para a vida!!!

  15. Sou gremista até o osso. Mas digo: O Cacalo é muito infeliz em seus comentários….chega a ser nojento e presunçoso. O Santana dá licença….Não lembra nem o que comeu a meia hora atrás. Realmente o Kenny Braga, mesmo sendo colorado, tem muito mais lucidez e coerência que esses dois ai. O programa saiu perdendo.

  16. Bom dia…Lamento o despedimento do Kenny Braga…
    Sou gremista…
    Acho o Kenny um bom jornalista, inteligente, culto e atualmente um dos melhores no Sala (que já escuto, de forma ininterrupta a 30 anos)…

    Acho que o despedimento foi precipitado…O jornalista também pode errar…e nada que não se solucionaria com um pedido de desculpas aos ouvintes e uma boa conversa…Perde o programa…

  17. É impressionante o poder de um sujeito como o Paulo Sant´Anna!!! Eu sou colorado mas até o David Coimbra ele conseguiu "correr" do programa.Não estou corroborando com o destempero do Kenny Braga, que aliás é outro também que já passou da hora no programa, mas se você ouvir a discussão já estava se encerrando e o Santanna, Raposa velha, largou uma frase que ele sabia nque iria desestabilizar o Kenny Braga, que na real foi burro em ter caído na provocação. Eu sinceramente não escuto esse programa como escutava já tem uns bons 3, 4 anos…

  18. Demissão injusta. Quem deveria sair é o Cacalo com suas "flautas" provocativas e intromissões indevidas, sempre usando uma bandeira (tricolor) e um passado político no Gremio. A RBS errou feio. Protege e preserva o Paulo Santana, já ultrapassado e sempre se achando um Deus e demite um profissional de décadas, intempestivo sempre, mas que ainda levava alguma luz e diversão ao programa. Terminaram com o "resto" do programa. Pena…

  19. tu é invejoso..decadente é tu e tua mente ..quem te conhece sabe s que es arrogante..trabalha pro ceccin e baba ovo dele.

  20. Ouvi parte do forrobodó, mas acho que mesmo sendo gremista, o pior de todos é o seu Cacalo, que tenta se impor usando termos jurídicos contra os colegas. Ele que vá berrar nos tribunais, palhaçada tem hora. Já o Kenny, merece o perdão pois desta vez nem o Julio Iglésias "aguentou" o Santana no seu show.

  21. Compensaçao, SM tem uns programas de rádio que, para virar programa de boteco, tem que melhorar muito. Meias notícias, opiniao em cima das meias notícias, teorias da conspiraçao (educativas para a populaçao em geral), achismos e outras cobras mais.
    Kenny Braga, querendo, deve conseguir emprego em outra emissora com facilidade.

  22. O Kenny Braga e o Santana erraram, passaram do ponto, saguineos que são. Quem deveria ser demitido é o Cacalo, que constrange os gremistas. Como um sujeito chato, repetitivo, crianção, pode ser presidente do Grêmio ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo