Arquivo

Pelo Brasil. Um 1º de janeiro cheio de posses. Afinal, são 27 governadores assumindo o posto

No que toca aos gaúchos, o que importa mesmo é a posse de Yeda Crusius, que acontece hoje à tarde. Mas, além dela, outros 26 governadores, um deles do Distrito Federal, estão assumindo seus postos nesta segunda-feira. Um tanto de manhã, outro à tarde. Há os que, inclusive, tomam posse o mais rapidamente possível para participar, no final da tarde, do beija-mão a Lula que, em Brasília, assume o segundo mandato à frente da Presidência da República.

Um olhar especialíssimo é colocado sobre três estados, especificamente. No Rio de Janeiro, conturbado pelo clima de “guerra civil” dos últimos dias, cai fora o clã dos Garotinho, com a saída de Rosinha Garotinho, mulher do ex-governador e ex-candidato à Presidência, Anthony Garotinho. Quem entra é o peemedebista Sérgio Cabral, que acena para uma postura mais próxima do Presidente da República.

Em Minas Gerais e São Paulo, uma particularidade: os dois principais nomes, hoje, do PSDB para concorrer ao Palácio do Planalto em 2010, estão sentando na cadeira de governador. No caso mineiro, para mais um mandato de quatro anos, Aécio Neves; no caso paulista, o ex-ministro, ex-senador e ex-candidato à Presidência, José Serra, toma conta do Estado mais importante do País.

Para saber mais sobre as posses estaduais, sugiro a leitura de material especial divulgado pelo site “G1”, o portal de notícias das Organizações Globo. Trata-se de um bom resumo do que acontece pelo país neste primeiro dia de 2007. Confira:

”TODOS OS 27 GOVERNADORES TOMAM POSSE NO DIA 1º
Nove governadores eleitos devem prestigiar a posse de Lula. No entanto, nenhum governador tucano viajará a Brasília.

Os novos governadores dos 26 estados e do Distrito Federal serão empossados no cargo nesta segunda-feira (1º). Os governadores do Acre e do Amapá, que marcaram suas posses para logo depois da virada do ano, serão os primeiros a assumir o cargo no país. A expectativa é que nove governadores também participem da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Brasília.

No entanto, nenhum governador eleito do PSDB irá à festa presidencial. Lula assumirá como presidente reeleito às 16h. As cerimônias nos seis estados comandados pelo PSDB (Alagoas, Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima e São Paulo) ocorrerão entre 15h e 18h. Em 2003, dois tucanos (Geraldo Alckmin e Marconi Perillo) prestigiaram a posse do petista.

Acre
O governador eleito do Acre, Binho Marques (PT), deverá ser o primeiro a tomar posse no dia 1º de janeiro. O petista toma posse à 0h, na Assembléia Legislativa, quando recebe o cargo do atual governador Jorge Viana (PT). Provavelmente (se conseguirem vôo), Binho Marques e Jorge Viana devem viajar para a posse do presidente Lula.

Alagoas
A cerimônia de posse de Teotônio Vilela (PSDB) acontece às 15h locais, na Assembléia Legislativa. No entanto, a “festa” terá início às 10h, com uma missa na Catedral Metropolitana de Maceió. Após a cerimônia na Assembléia, ocorrerá uma festa na praça dos Martírios, em frente ao Palácio Floriano Peixoto, sede do governo alagoano.

Amapá
A posse do governador reeleito do Amapá, Waldez Góes (PDT), acontece na madrugada do dia 1º de janeiro, entre meia-noite e 0h30. Antes de tomar posse na Assembléia Legislativa, o pedetista pretende assistir na avenida Beira-Rio ao show de queima de fogos no rio Amazonas. Às 4h locais, Waldez viaja para Brasília para a posse de Lula.

Amazonas
A posse do governador reeleito do Amazonas, Eduardo Braga (PMDB), está programada para as 17h (horário local), no Teatro Amazonas. Após assinar o termo de posse, o governador fará um pronunciamento e concederá entrevista coletiva à imprensa. Também está programado uma festa popular na rua José Clemente, ao lado do Teatro Amazonas.

Bahia
A cerimônia de posse do governador eleito da Bahia, Jaques Wagner (PT), começa às 9h, na Assembléia Legislativa do estado. Às 11h, acontecerá a transmissão de cargo na Governadoria. Após a solenidade, o petista dará posse ao secretariado. Às 12h15, acontece na área externa da Assembléia Legislativa a Festa Cívica. Wagner irá à posse de Lula.

Ceará
A posse do governador eleito do Ceará, Cid Gomes (PSB) acontece às 9h (10h, horário de Brasília), na Assembléia Legislativa. A transmissão do cargo pelo atual governador, Lúcio Alcântara (PSDB), será às 10h30, no Palácio Iracema, atual sede do governo. À tarde, Cid Gomes viaja para Brasília para a posse do presidente Lula…”


SE DESEJAR ler a íntegra da notícia, com os nomes dos outros governadores de Estado e do Distrito Federal que assumem hoje, pode fazê-lo acessando a página do “G-l”, o portal de notícias das Organizações Globo, no endereço http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,AA1403373-5601-4649,00.html.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo