![Semana passada, senadores votaram (e aprovaram) projeto que muda indexador da dívida](https://img.claudemirpereira.com.br/2014/11/senado.jpg)
Depois da aprovação do projeto que altera o índice da correção da dívida dos Estados – e que pode, no longo prazo, ajudar as unidades federadas, inclusive o Rio Grande do Sul –, há boa chance de os senadores votarem, já nesta semana, a proposta que levaria ao fim da guerra fiscal empreendida pelos Estados ao longo dos tempos.
Não será exatamente fácil, porque consenso é o que nunca houve sobre a matéria. Mas, enfim, prevê-se que o tema possa chegar a bom termo. Ah, mas não é só isso que espera o Senado. Há também a votação da Medida Provisória que torna o cargo de Diretor Geral da Polícia Federal privativo de delegado de classe especial. O que desagrada a muita gente dentro da corporação.
Sobre esses dois temas e o que mais há em condições de ser apreciado na chamada “câmara alta”, acompanhe material produzido e distribuído pela Agência Senado. A foto é de Moreira Mariz. A seguir:
“Pauta de votações da semana inclui guerra fiscal entre estados
A votação do projeto que busca solucionar a chamada guerra fiscal, legalizando incentivos fiscais criados por estados e Distrito Federal (PLS 130/2014) está prevista na pauta de votações do Plenário desta semana.
O texto é o quinto substitutivo apresentado este ano pelo relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), que incorporou parcialmente emendas dos senadores Ricardo Ferraço (PMDB-ES) e Romero Jucá (PMDB-RR) ao projeto original da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Em Plenário a proposta poderá receber novas emendas.
O substitutivo permite aos estados e ao DF a celebração de convênios para a remissão (perdão) dos créditos tributários decorrentes de incentivos instituídos em desacordo com a Constituição. Ao mesmo tempo, faculta a recriação desses benefícios.
Atualmente, qualquer convênio com esse objetivo requer a adesão dos 27 secretários estaduais de Fazenda. A nova regra, aplicável apenas às convalidações, torna válido o convênio que tiver a assinatura dos representantes de dois terços dos estados e um terço das unidades federadas integrantes de cada uma das cinco regiões do país…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.