SOLIDARIEDADE. Cromagnón e Kiss, mais de 400 mortos e 2 mil feridos. Um seminário para prevenir
Começa nesta segunda-feira e vai até quarta, em Buenos Aires, o Simpósio de Tragédias Evitáveis. O mote do encontro se constitui de duas tragédias históricas, envolvendo casas noturnas e com centenas de vítimas.
A primeira delas aconteceu em 30 de dezembro de 2004, na discoteca “República Cromagnón”, na capital argentina. Um incêndio, durante o show de uma banda de rock, provocou a morte de 194 pessoas e mais de 1,4 mil feridos. Como consequência, uma série de condenações judiciais e políticas, inclusive com a renúncia de políticos gestores.
A segunda foi a maior tragédia de causas naturais no Brasil. Aconteceu aqui mesmo, em Santa Maria, em 27 de janeiro de 2013, oito anos e pouco depois de Cromagnón. Foi na boate Kiss, também durante a apresentação de uma banda. Resultado: 242 meninos e meninas mortos, e mais de 600 feridos.
Pois é disso que se trata. Da luta para evitar novas tragédias e enaltecer a solidariedade que, desde a Kiss, une pais, mães e amigos das vítimas dos dois acontecimentos. E eles se encontrarão em Buenos Aires nesses três dias. Um conjunto de palestras compõem o Simpósio, inclusive com a participação de santa-marienses.
Na terça-feira, quem estará palestrando é o advogado Luiz Fernando Smanioto (compromisso com a Justiça é o tema). Na quarta falarão pais de vítimas: Flávio Silva, Adherbal Ferreira, Paulo Carvalho (Memória Ativa é o tema).
Neste domingo, no meio da tarde, parte o grupo de santa-marienses, de uma forma ou de outra ligados à Associação dos Familiares das Vítimas da Tragédia e ao Movimento do Luto à Luta.
OBSERVAÇÃO: as imagens que ilustram essa nota são do Feicebuqui.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.