Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
Meio AmbientePrefeitura

AMBIENTE. Schirmer dá dura em concesssionária da coleta de lixo e ameaça até com a rescisão do contrato

Lixo acumulado: parte é culpa da população, mas a empresa tem serviço questionado
Lixo acumulado: parte é culpa da população, mas a empresa tem serviço questionado

Vamos combinar: todo o forrobodó da quarta-feira (e cujo resultado até este momento é desconhecido, pelo menos do editor) se deveu a uma constatação “in loco” e provavelmente por obra do acaso, pelo prefeito Cezar Schirmer.

Quem conta a história, ainda sem desdobramento conhecido (a empresa teria até a quarta-feira para se manifestar), é a edição natalina do jornal A Razão. A reportagem é de José Mauro Batista com foto do arquivo da Assessoria de Imprensa da prefeitura. A seguir:

Coleta de lixo irrita o prefeito

As reclamações sobre o serviço de coleta de lixo em Santa Maria têm crescido nos últimos tempos. É visível, aos olhos dos santa-marienses ou para quem vem à cidade que há muitas falhas. Contêineres abarrotados de lixo, sacos plásticos acumulados ao lado dos recipientes e até falhas no recolhimento. Em parte, a culpa é da própria população, que deposita resíduos fora dos latões. No entanto, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) flagrou uma cena terça-feira à tarde e determinou a notificação da Revita, empresa responsável pela coleta e destinação dos resíduos sólidos no município…

…Schirmer e dois assessores passavam de carro na Rua São José, no Bairro Nossa Senhora do Rosário, por volta das 15h, quando viram um caminhão da empresa recolhendo o lixo. “Recolheram só o lixo do contêiner e deixaram o que estava na rua, ao lado do contêiner”, relata o secretário adjunto de Comunicação, Luiz Otávio Prates. Pela manhã, Prates havia flagrado situação semelhante na Rua Antero Corrêa de Barros com Daudt, no mesmo bairro. E por volta do meio-dia, o acúmulo de lixo em frente à farmácia Drogacentro, na esquina da Rua Venâncio com Avenida Rio Branco, a poucos metros do prédio da antiga SUCV, onde funciona a sede do governo municipal e o gabinete do prefeito.

“Nos últimos dias piorou muito”, disse o prefeito, referindo-se à coleta e confirmando a autuação da Revita. E se o serviço não melhorar, o contrato será rompido e uma nova licitação para o serviço será aberta. Situações semelhantes ocorreram com a PRT, que prestava o mesmo serviço antes da Revita, e com a MJ Medeiros, empresa que atendia o serviço de iluminação pública.

O prefeito registrou o que viu em seu celular como prova de que o serviço de coleta está deixando a desejar. Na noite anterior, uma cena chamou a atenção de um leitor de A Razão. O homem caminhava pela Rua Ângelo Uglione quando um caminhão fazia a coleta do lixo. Havia sacos plásticos na rua. Quando o motorista baixou o contêiner vazio, um funcionário recolheu o lixo da calçada e colocou no recipiente. Em vez de o lixo excedente ir para o caminhão, ficou dentro do contêiner…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

5 Comentários

  1. Não acredito nesta falsa polêmica criada pelo prefeito César Schirmer (PMDB) contra a Revita. A Revita Engenharia S/A pertence ao grupo Solvi, que é também proprietário da empresa GRI – Gerenciamento de Resíduos Industriais S.A., empresa que fez a maior doação ( R$ 47.500,00) para a campanha de Fátima Schirmer (PMDB) a Deputada Estadual. O prefeito achou pouco o "troco" doado (pela GRI/Solvi) para a campanha da primeira dama e agora vai sobrar para a Revita?… O prefeito gostou do agrado e está arrumando uma desculpa para aumentar a taxa do lixo?… A verdade é que Schirmer não ajuda a deixar Santa Maria mais bonita, o lixo na foto é “trabalho da prefeitura e da Revita”! Na rua não tem tapete como no gabinete do prefeito, basta olhar para vermos a sujeira.

  2. Já perdi o ânimo em reclamar da incompetência do alcaide e seu bando, devidamente assessorado pelos competentes carreiristas da UAC. É como bater em cavalo morto.
    Provavelmente por obra do acaso. Sim, por obra do acaso, Claudemir. As coisas acontecem por obra do acaso, já que nada que dependa de alguma intenção administrativa acontece na prefeitura de nossa cidade.
    Sobre a coleta de lixo, que é paga por nós, é bom lembrar (pra 2015 eu já paguei 120 reais, junto com o IPTU) eu liguei pra prefeitura e, depois de um grande empurra-empurra onde ninguém sabia de nada, mandaram-me ligar para a concessionária para fazer a reclamação. Nem sequer ouviram o que eu tinha a reclamar. Entregaram o galinheiro aos cuidados da raposa!
    Não é incrível que a secretaria de meio ambiente mande os munícipes reclamar com a empresa reclamada? Não é a prefeitura a intermediária entre nós e essa empresa? Pra que serve a prefeitura, afinal?
    Onde estão os vereadores de oposição? Cortando cabelo na periferia da cidade? É pra coisas como essa que os elegemos e pagamos regiamente? Ou é pra enviarem cartões e mensagens de aniversário e natal?
    O papel desses vereadores, especialmente aqueles que se dizem oposição, é vergonhoso. Nem falo na situação, já que o papel deles é acobertar mesmo.
    Santa Maria não merece o executivo e o legislativo que elegeu.

  3. A empresa não recolheu e a prefeitura não fiscalizou, merecem todas as críticas do mundo.
    Fiquei com uma dúvida. Se o sujeito vai até a lixeira e encontra o container cheio até a boca, qual é a atitude correta: empilha o lixo do lado e deixa a rua virar uma bagaça ou leva de volta para casa?

  4. E foi preciso o Prefeito constatar "in loco" tudo isto que acontece todos os dias ??? E aonde estão seus "subalternos" remunerados por nós para isto ??? Provavelmente servindo de "degustadores" para industria cafeteira, assim como a Guarda Municipal funciona como "test-drive" para as concessionárias de carros, só passeiam !!!!.

  5. olá, tbm tenho reclamação quanto a coleta de lixo ,na ultima terça feira, o caminhão passou e não recolheu,especificamente na esquina das ruas fernandes vieira, e santos dumont, na vila carolina, bairro carolina,,não bastando o descaso ,logo, após a passagem do caminhão,foi colocado fogo no lixo, numa esquina, q além de interromper o passeio(calçada)ainda cusou susto nos moradores
    nossa esperança e tirar uns 10 dias de feria p poder sair um pouco
    .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo