ASSEMBLEIA. Proposta de Sartori corta secretarias, mas não fala sobre a extinção de CCs, critica Valdeci
Mais tarde você terá, aqui, o noticiário da Assembleia Legislativa, acerca da sessão de hoje, que, entre outros projetos, aprovou o que reorganiza administrativamente o Estado, conforme o regramento entendido e proposto pelo próximo governador, José Ivo Sartori.
Especificamente em relação à redução das secretarias, confira o posicionamento do líder da bancada do PT no parlamento, Valdeci Oliveira, que votou contra a proposta. A reportagem é de Tiago Machado (texto) e Tiago Dias (foto). A seguir:
“Valdeci cobra extinção de CCs no governo Sartori
Na última sessão plenária de 2014, a Assembleia Legislativa aprovou, nesta segunda (22), por 29 votos favoráveis e 14 contrários, a proposta de reforma administrativa do governo Sartori. De acordo com o projeto de lei 282/2014, a Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres está entre as pastas extintas do organograma administrativo do Executivo. Também foram extintas as secretarias de Ciência e Tecnologia, Economia Solidária, Habitação e Saneamento, entre outros setores. O deputado estadual e a bancada do PT votaram contra a matéria. “É um projeto oco. A justificativa dada pelo novo governador é fazer economia extinguindo secretarias essenciais. Só que o mesmo projeto não previu, em lugar nenhum, o corte dos cargos de confiança das secretarias extintas. Que economia é essa?”, contestou Valdeci Oliveira, da tribuna da Assembleia.
Valdeci protocolou uma emenda ao projeto de lei prevendo o corte de cargos de confiança e de funções gratificadas das secretarias extintas pela proposta de reforma. “Tentamos ajudar o novo governador a fazer a economia que defendem. Inexplicavelmente, a minha emenda, assim como todas as outras, foi derrotada pela base do novo governo”, assinalou.
Ao defender a emenda, Valdeci lembrou de discursos passados do futuro secretário de Finanças, Giovani Feltes, que durante o seu mandato de deputado estadual, na atual legislatura, cobrou em várias oportunidades o número de cargos de confiança do Executivo. “O secretário parece que mudou de lado e está fazendo aquilo que antes criticava. Nenhum cargo de confiança está sendo extinto aqui”, criticou.
Valdeci também lamentou a extinção das secretarias. “O governador tem direito de fazer a reforma que entende melhor, mas extinguir a Secretarias das Mulheres é um contrassenso. O setor merece mais políticas públicas, ações e projetos e não menor prioridade política e administrativa”, argumentou.”
SECRETARIA DAS MULHERES!!!??? Tem que ter a dos homens também pois somos minoria. Secretaria das mulheres gera voto feminino?! É pura invenção, e dar contra a extinção também gera votos. Bem que ele poderia ficar um pouco mais quieto no seu lugar.Ele já passou. Deixa os outros governarem.
Valdeci não tem moral para cobrar corte de CCs, o governo dele criou 1200 CCs. Ninguém é palhaço.