AssembleiaCultura

CULTURA. Antonio Gringo e Rádio Nativa entre os distinguidos com o prêmio ‘Teixeirinha’, da Assembleia

Antonio Gringo: prêmio na categoria “Cantor”
Antonio Gringo: prêmio na categoria “Cantor”

A emissora santa-mariense e o músico, e também Jorge Guedes, foram nomes indicados pelo deputado Valdeci Oliveira. Mas, juntamente com outros 16 agraciados, tiveram que ser aprovados por uma comissão composta de parlamentares de todos os partidos e pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa – que concede o prêmio Vitor Mateus Teixeira, “Teixeirinha”.

Para saber mais sobre a indicação, os agraciados e as razões por que eles, e os demais, serão distinguidos, confira o material distribuído pela assessoria de imprensa do deputado petista. A foto é de Reprodução. A seguir:

Rádio Nativa, Antônio Gringo e Jorge Guedes receberão Prêmio “Teixeirinha”

A Rádio Nativa FM de Santa Maria e os músicos Antônio Gringo e Jorge Guedes estão entre os agraciados do Prêmio “Vítor Mateus Teixeira” 2014, mais conhecido como Prêmio “Teixeirinha”. Ambos foram indicados a receber a homenagem pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e tiveram os seus nome aprovados pela Comissão Julgadora do Prêmio e pela Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, integrada por deputados de todas as bancadas da Casa. A entrega do Prêmio, que consiste em um troféu com o busto de Teixeirinha e um diploma, ocorrerá no próximo dia 9 de dezembro, às 19h, no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre.

A emissora santa-mariense receberá o troféu na categoria Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho (a). Antônio Gringo e Jorge Guedes serão agraciados, respectivamente, nas categorias Cantor e Compositor. “Valoriza um trabalho muito sério que é realizado tanto pela equipe e pela direção da Nativa, como pelo Gringo e pelo Guedes. É um reconhecimento estadual que valoriza pessoas e instituições que têm vínculo profundo com a cultura gaúcha”, salientou Valdeci, que estará presente na cerimônia.

Ao todo, o Prêmio Teixeirinha contempla 19 categorias (confira relação abaixo). Em cada uma delas, há um premiado. Também da Região Central, o grupo Mateadores de Santiago foi agraciado na categoria Grupo de Baile.

Prêmio – A Assembleia Legislativa instituiu, por meio da Resolução 2.708, de 19 de agosto de 1997, o Prêmio Vitor Mateus Teixeira, com o objetivo de reconhecer e valorizar o trabalho de artistas e veículos de comunicação que enaltecem a música gaúcha. As indicações de artistas para concorrerem devem ser feitas pelos parlamentares no segundo semestre de cada ano. A comissão julgadora é formada por representantes do Sindicato dos Compositores Musicais do RS – SICOM/RS; Sindicato dos Músicos Profissionais do Rio Grande do Sul; Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore – IGTF; Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG; Fundação Vitor Mateus Teixeira; e do Departamento de Relações Públicas e Atividades Culturais da ALRS.

Agraciados com Prêmio “Teixeirinha” em 2014

Cantor: Antônio Gringo

Cantora: Adriana Sperandir

Declamador: Pedro Júnior Lemos da Fontoura

Declamadora: Liliana Cardoso Duarte

Trovador: Valter Nunes Portalete

Trovadora: Carmem Freitas

Compositor (a): Jorge Guedes

Instrumentista: Adriana de Los Santos

Arranjador (a): Nilton Júnior da Silveira

Pajador (a): Pedro Júnior Lemos da Fontoura

Produtor (a) Musical: Fabrício Harden

Capa de Disco: Rafael De Boni e Valdir Verona

Veículo de Divulgação de Artista Gaúcho (a): Rádio Nativa FM de Santa Maria

Grupo de Show: Grupo Mas Bah!

Grupo de Baile: Mateadores de Santiago

Grupo de Dança Gaúcha: Grupo de Danças Adulto do CTG Ronda Charrua

Bandinha Típica Alemã: Super Banda Real de Nova Petrópolis

Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo-rio-grandense: Orquestra Municipal de Teutônia

Conjunto ou Intérprete de Música Ítalo rio-grandense: Canarinhos de Garibaldi”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo