CampoEconomiaEstado

DEVAGAR, MAS… Economia gaúcha cresce 0,3% no trimestre. Desempenho, anualizado, ainda não é bom

Indústria mostra indícios de recuperação, mas é do campo que vêm as melhores notícias
Indústria mostra indícios de recuperação, mas é do campo que vêm as melhores notícias

O título do material (veja abaixo) editado pelo Governo do Estado não está equivocado. Sim, a Economia gaúcha voltou a crescer, depois de um segundo trimestre sofrível. Mas a comemoração precisa ser mais discreta. Há, sim, motivos para otimismo. Um deles é que a situação do Rio Grande foi melhor, se comparada ao País inteiro. Mas o 0,3% não é exatamente a oitava maravilha do mundo.

O outro é que o campo continua “bombando” e a perspectiva é a melhor possível, para o future próximo; ao lado do fato de a indústria também, ainda que em nível inferior, mostra sinais de recuperação. Ok, ok, ok. Essa é a avaliação preliminar do editor. Agora, você confere a reportagem assinada por Euclides Bitelo, com foto de Claudio Fachel, e faz o teu próprio juizo. A seguir:

Economia gaúcha retoma crescimento em 2014

A economia do Rio Grande do Sul voltou a crescer em 2014, com resultados acima da média nacional. Os dados divulgados pela Fundação de Economia e Estatística (FEE) na manhã desta quarta-feira (03) indicam um crescimento de 0,3% no PIB do terceiro trimestre, em comparação com o segundo trimestre deste ano.

São os primeiros números positivos em 2014 e que colocam o Rio Grande do Sul acima da média nacional, que ficou em 0,1% no trimestre, de acordo com dados do IBGE. A principal atividade a impulsionar a retomada do desenvolvimento foi a agropecuária, com uma evoluçaõ de 9,8%, assim como a Indústria, que também mostra recuperação de 2,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o PIB do Rio Grande do Sul cresceu 1,1%, também acima da média nacional, que está em 0,7%.

O Presidente da FEE, Adalmir Marquetti, alerta que, mesmo com um crescimento do PIB pequeno em 2014, outros dados demonstram uma recuperação da economia gaúcha pelo segundo ano consecutivo. “Temos que ter um cuidado ao analisar a economia em comparação com 2013, que foi um ano atípico e muito bom para o PIB gaúcho. Mas em 2014, mesmo com o crescimento menor, houve um aumento na renda das famílias e 400 mil novos postos de trabalho foram criados”, analisou Marquetti.

No terceiro trimestre de 2014, contra igual trimestre do ano anterior, o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul apresentou queda de 0,3%. “Aponto o setor automotivo como o pior da indústria. O desempenho foi muito ruim e acabou sendo determinante para o resultado”, disse o economista da FEE Martinho Lazzari…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo