Pesquisa. Despesas pessoais e alimentação puxam para cima o índice de custo de vida em SM
Os itens constantes dos grupos de Alimentação (0,28%) e bens e serviços de Despesas Pessoais (0,20%) são os maiores responsáveis pela elevação do custo de vida em Santa Maria em fevereiro. Somados, alcançam 48%, mais de dois terços do 0,62% total alcançado no segundo mês do ano – como antecipei em nota publicada na noite desta sexta.
Os dados constam do relatório do Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão (NEPE), do curso de Economia da Unifra. O trabalho, que tem a coordenação geral do professor José Maria Pereira, mostra que, individualmente, os custos com elevação elevaram-se 1,01%. É muito. Ainda assim, é bem menos que os 3,45% de aumento experimentados, em média, pelos produtos e serviços de Despesas Pessoais.
Na verdade, apenas dois dos 10 grupos constantes na pesquisa do NEPE apresentaram queda em fevereiro: Artigos de Residência (-1,05) e Saúde e Cuidados Pessoais (-0,26%). Os outros seis, além dos campeões citados nos parágrafos anteriores, cresceram também, mas não de forma tão elevada.
Indo um pouquinho mais a fundo nos grupos que mais tiveram preço aumentado, é possível dizer, por exemplo, que no caso de Alimentação, a couve (33%) e a rúcula (32%), entre outros, alavancaram o aumento geral.
No outro lado, o do crescimento negativo (ou queda, para simplificar), entre os Artigos de Residência que apresentaram redução mais significativa estão o colchão (-6,1%) e o forno elétrico (-4,1%).
Se o índice for anualizado; isto é, se tomados os últimos 12 meses, o NEPE constatou que o custo de vida cresceu 6,23% – o que é ligeiramente maior que a maior parte dos índices conhecidos e que medem o preço de bens e serviços em nível nacional.
Também é importante realçar a metodologia dos técnicos do NEPE. Em Santa Maria, o índice de custo de vida mede os preços do que consomem as famílias da zona urbana da cidade, e que têm renda entre um e oito salários mínimos – o que significa, objetivamente, a medida da inflação da quase totalidade da população santa-mariense.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui todos os números do Índice do Custo de Vida calculado pelo NEPE/Unifra. No mesmo endereço você encontrará as análises dos integrantes do Núcleo e também dois artigos da equipe do NEPE. Um sobre o câmbio flutuante que vigora no País, outros avaliando a questão de o Brasil ter se tornado credor internacional.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.