Arquivo

A dor ensina a gemer. Agora, cartilha ajuda deputados e senadores a usar cota de passagens

Foi o sítio especializado Congresso em Foco (sempre muito elogiado por aqui) que desencadeou a descoberta da apelidada “farra das passagens”. Deputados e senadores bancavam desde coisas muito sérias (que sempre ressalvei, como o patrocínio de muitas palestras importantes país afora, por exemplo), até viagens de turismo para parentes. Até mesmo gente muito, mmm, “ética”, como o glorioso Fernando Gabeira (foto), foi pego em flagrante.

 

Tudo começou com o CF, e depois a mídia grandona foi atrás. Mas sempre atrás do time do sítio brasiliense. Pois, agora, é o mesmo Congresso em Foco que conta a existência de uma cartilha. O material foi editado exatamente para ensinar a uns e outros como funciona a distribuição das passagens aéreas – e o Gabeira, claro, deve também ter recebido o seu exemplar. Veja os detalhes, no texto assinado por Eduardo Militão. A foto é de Fabio Rodrigues Pozzebom, da Agência Brasil. A seguir:

 

“Manual ensina deputado a usar cota de passagens

 

…A Câmara publicou nesta semana um manual de instruções para esclarecer aos deputados o que é permitido no uso da cota de passagens aéreas da Casa. Depois do escândalo da farra dos bilhetes (leia mais), revelado pelo Congresso em Foco, os parlamentares ficaram com diversas dúvidas sobre quem poderiam transportar com dinheiro público, como familiares, eleitores, assessores e terceiros.

O livreto “Passagens aéreas – esclarecimentos da 3ª Secretaria sobre o Ato da Mesa 43 de 2009” foi entregue aos gabinetes da Casa na quarta-feira (17). Uma versão também foi publicada na intranet da Câmara. Segundo funcionários da Terceira Secretaria, responsável pela distribuição do benefício, os deputados estavam “completamente perdidos” com as mudanças nas regras. O manual também atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), que recomendou em abril à Câmara que desse mais clareza às proibições.

Alguns parlamentares, de acordo com assessores, entraram em conflito após a forte reação da opinião pública a práticas que eles consideravam corriqueiras, como usar créditos da cota da Câmara em viagens de turismo com a família. Agora quem infringir normas terá valor descontado no salário…”

 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

 

PARA SABER QUAIS AS REGRAS A SER SEGUIDAS POR DEPUTADOS E SENADORES, CLIQUE AQUI.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outras reportagens publicadas pelo sítio especializado Congresso em Foco.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo