EM 1ª MÃO. Sem esperar solenidade, máquinas vão para a estrada e inicia hoje obra da Travessia Urbana
A ideia era esperar a vinda do ministro dos Transportes Paulo Passos ou mesmo do diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT), general Tarcisio Freitas. Era. O editor apurou agora há pouco que ainda hoje à tarde iniciam as obras de duplicação dos 14,3 quilômetros da Travessia Urbana.
Embora a fonte não soubesse precisar por onde, o mais provável é que as máquinas comecem o trabalho pelo início leste, isto é, nas proximidades do Trevo do Castelinho. O trecho a ser duplicado vai até adiante da Ulbra, no Passo da Taquara.
Aguardemos mais informações, mas esta é a principal. Ah, palpite claudemiriano: a antecipação dos trabalhos, sem a presença ministerial se deve a duas razões, pelo menos. Uma é que a autorização já foi concedida; logo não há necessidade de solenidade. Outra é que em poucos dias deve mudar o ministro dos Transportes.
CONHEÇA OS PONTOS CENTRAIS DA OBRA DA TRAVESSIA URBANA
INTERCESSÃO DO CASTELINHO (entroncamento da BR 158 e a ERS 509): a implantação de viadutos separará o intenso fluxo de trânsito voltado para Camobi, do fluxo da rodovia federal.
ACESSO AO BAIRRO CERRITO: o atual viaduto metálico será substituído por um novo em concreto armado. Também serão implantados ramos laterais, que facilitará o acesso ao bairro e a vila Floresta.
INTERCESSÃO PARA CAMOBI (entroncamento das BRs 158 e 287): local que faz a ligação de Santa Maria em direção à capital, região do Vale do Rio dos Sinos e é acesso a estação rodoviária. O novo viaduto para a duplicação será implantado à esquerda do atual, aproveitando os ramos da intercessão já existente.
INTERCESSÃO COM A AVENIDA DUQUE DE CAXIAS: os viadutos projetados na rodovia federal sobre uma rótula alongada permitirão uma interconexão da avenida com a estrada Pedro Parcianello e as ruas laterais.
INTERCESSÃO DA UGLIONE: entroncamento rodoviário de acesso ao Porto de Rio Grande pela BR 392. Essa intercessão foi planejada em três níveis: uma elevação da BR 158 com implantação de viadutos, uma rotatória no nível atual e, no nível inferior, uma pista rebaixada, no estilo trincheira, para o tráfego da BR 392.
ACESSO AO BAIRRO URLÂNDIA: está planejada uma passagem inferior para facilitar a passagem entre os bairros Urlândia e Duque de Caxias. A passarela já existente será reformada.
ACESSO AO BAIRRO PATRONATO: está projetada um passagem inferior para facilitar o trânsito na avenida Maurício Sirotski e da rua Irmã Dulce. Também será outro local para o acesso entre a rodovia e centro urbano.
PONTE SOBRE O ARROIO CADENA: a ponte é a maior do trecho, com 60 metros. Será construída uma nova ponte à esquerda da que existe. Já a atual será reforçada e alargada.
INTERCESSÃO PARA ROSÁRIO DO SUL (entroncamento das BRs 158 e 287): serão implantados viadutos sobre uma rotatória para separar o tráfego entre a BR 287, a de acesso a avenida Walter Jobim e a BR 158.
CRUZAMENTO DA RUA CAPITÃO VASCO DA CUNHA: está planejada uma passagem inferior para o trânsito urbano sobre a rodovia federal. Ela interligará os bairros Juscelino Kubitschek, São João e Pinheiro Machado.
INTERCESSÃO COM A AVENIDA ALCIDES ROTH: estão projetados viadutos sobre rotatória. Eles facilitarão o acesso aos bairros Juscelino Kubitschek e Pinheiro Machado. Já os ramos laterais possibilitarão o acesso ao centro e ao Hospital Regional.
INTERCESSÃO COM ACESSO AO BAIRRO TANCREDO NEVES: serão construídos viadutos na BR 287 sobre uma rótula alongada. A obra vai tornar possível a interconexão entre da BR, os bairros Tancredo Neves, Pinheiro Machado e Distrito Industrial.
RETORNO OESTE: uma rotatória em nível permitirá o acesso ao Oeste e dos bairros Pinheiro Machado e Tancredo Neves.
PONTE SOBRE O ARROIO FERREIRA: a nova ponte será aplicada à esquerda da atual, que será reforçada e alargada.
ACESSO A BOCA DO MONTE E DA ULBRA: receberá uma rotatória em nível.
PONTE SOBRE O ARROIO TAQUARA: é o final do projeto. A nova ponte será implantada à esquerda da atual, com 24 metros.
gef o renegado. /// eu quero uma sm melhor /// tu só vê questões negativas em tudo /// talvez explique tua rejeição /// de titara, de brasília ou de floripa talvez a perspectiva seja outra /// mas os santa-marienses nascidos ou não na cidade cultura sempre querem o melhor para a cidade /// e conseguem ver coisas boas em algumas iniciativas /// tu ñ /// aliás imagina trabalhar em alguma entidade da cidade como assessor de imprensa seria ruim para ti ñ é mesmo? /// é muito óbvio /// dentro ou fora do eixo /// eu de titara para sm /// tu da obviedade para nada ///
Questão de perspectiva. RsRsRs Olhando de Itaara, SM é diferente…
gef o cidadão que mais quer o atraso de santa maria /// só vê política em tudo /// a cidade para ele não vale /// vale avacalhar /// nem associações comunitárias /// nada /// nada ele vê positivamente /// atravessem a rua ao passa pelo sujeito /// eu de itaara para o mundo /// dentro ou fora do eixo /// gef aqueles q até os q convivem com ele sabem de seu raciocínio tendencioso /// sem comentário /// digno de pena
E a terceira razão é que confusão não falta em BSB. Agnelo Queiroz, como bom governador petista, avacalhou com as finanças do DF. Salários atrasados, greves e tudo de bom.