EconomiaEstado

ENERGIA. Até 2018, Rio Grande pode ter 91 parques eólicos. Investimento deve ultrapassar os R$ 8 bilhões

Tarso, na solenidade: “consubstanciada uma política de extrema importância para o RS”
Tarso, na solenidade: “consubstanciada uma política de extrema importância para o RS”

Atualmente, o Rio Grande do Sul conta com 634 MW instalados em 23 parques eólicos. Em função dos leilões de energia já realizados, dentro de quatro anos o Estado terá potência instalada de 2.053,9 MW, em 91 parques – totalizando investimento de R$ 8,6 bilhões.

Esse foi um dos dados extraídos pelo governador Tarso Genro, ao lançar, nesta terça-feira, o novo Atlas Eólico do Estado, com, entre outras informações, o fato de tratar-se um dos 23 setores estratégicos da Política Industrial – como ressaltou, por exemplo, no lançamento, o presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), Ivan De Pelegin.

A propósito do lançamento e outras informações sobre a publicação, vale conferir o material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A reportagem é de Bianka Nieckel (texto) e Davi Alves (foto). A seguir:

Rio Grande do Sul lança novo Atlas Eólico

Um panorama atualizado do potencial gaúcho de produção de energia a partir de fonte eólica foi lançado na manhã desta terça-feira (16) no Palácio Piratini, com a presença do governador Tarso Genro. Medições realizadas em 70 torres evidenciaram que, com ventos maiores ou iguais a 7m/s, o potencial gaúcho é de 102,3 GW à altura de 100 metros e de 245,3 GW extrapolado para a altura de 150 metros. “Está consubstanciada uma política de extrema importância para o Rio Grande do Sul. Este trabalho mudou completamente a perspectiva econômica desenvolvimentista industrial do Estado”, disse o governador na solenidade.

O novo Atlas Eólico do Rio Grande do Sul é resultado de uma parceria entre a Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) e a Eletrosul. “O potencial identificado no primeiro atlas permitiu ao Estado formar um dos principais parques geradores do país e tornar-se referência no setor. A ampliação das oportunidades nos levará ainda mais longe”, afirmou o secretário de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Mauro Knijnik.

As regiões mais promissoras são Sudoeste, com 43,20 GW, e Sudeste, com 37,99 GW. Sobressaem-se municípios como Santa Vitória do Palmar (9,99 GW), Uruguaiana (7,24) e Alegrete (7,05).

Nesta edição, também foram excluídas as áreas nas quais não é possível instalar parques eólicos, como reservas ambientais, por exemplo. Isso proporcionou um refinamento maior da informação. Outra novidade foi a inclusão de áreas offshore (sobre o mar), com dados da plataforma continental gaúcha. Além disso, foi realizado um mapeamento georreferenciado de linhas de transmissão e subestações, a partir de 69 kV…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Tarso, o intelectual, superfaturando lançamento de atlas que mostra medições eólicas. É ter muito pouca coisa para mostrar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo