Arquivo

Otimismo. No retorno da viagem à América do Norte, Yeda prevê nova era para o Rio Grande

A governadora Yeda Crusius retornou nesta quarta-feira de sua viagem de 10 dias pela América do Norte. Fez contatos no Canadá e nos Estados Unidos. Em território ianque aconteceram os principais fatos, inclusive a confirmação de empréstimo de US$ 1 bilhão em recursos do Banco Mundial.

 

Já na chegada, em entrevista coletiva, Yeda esbanjou otimismo em relação ao futuro do Estado. Afirmou, mesmo, que estamos no início de uma “nova era, de mais proximidade com o desenvolvimento”. Que assim seja. A propósito, no material distribuído pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini (com foto de Jefferson Bernardes, em que surge um dos que a receberam, o santa-mariense Jorge Pozzobom) você confere mais do que disse a Chefe do Executivo, ainda no aeroporto Salgado Filho. A seguir:

 

“Yeda Crusius chega a Porto Alegre e comemora confiança depositada no Rio Grande do Sul

 

Após 10 dias em missão governamental no Canadá e Estados Unidos, a governadora Yeda Crusius desembarcou, no final da manhã desta quarta-feira (2) no Aeroporto Salgado Filho, destacando o apoio que o Estado conquistou nas instituições visitadas.

“Quero dizer que a confiança no Rio Grande do Sul que recolhi lá fora deve orgulhar a todos nós”, comemorou Yeda Crusius. “O que recebi de apoio pelo rumo do governo, e o que nós colhemos, principalmente no Banco Mundial, que foi a segurança de um empréstimo inovador, de um valor não antes concedido a qualquer governo estadual, faz com que nós tenhamos no Rio Grande do Sul o início de uma nova era, de mais proximidade com o desenvolvimento”, acrescentou, ao referir-se, sobretudo, ao financiamento de US$ 1 bilhão junto ao Banco Mundial.

O empréstimo, que permitirá ao Estado reduzir os encargos da dívida pública e assim realizar mais investimentos, deverá ser concretizado até 12 de junho, restando agora os ajustes finais na preparação do contrato e as autorizações do conselho do Banco Mundial e do governo federal. A garantia foi dada pelo presidente da instituição, Robert Zoellick, em reunião com a governadora em Washington, na última segunda-feira.

Apoio técnico
A direção do Banco Mundial comprometeu-se também em apoiar o Estado em consultorias técnicas para os programas de desenvolvimento sustentado e modernização da gestão pública, visto que o Estado já apresentou esforços significantes nessas áreas, considerados como a contrapartida do governo à operação.

“Além de termos a segurança da aprovação do Banco Mundial para o empréstimo inovador, nós pedimos que o banco nos acompanhe na implementação de tudo o que é preciso para que o nosso desenvolvimento seja o maior possível e sustentável, através de consultorias, que custam caro e eles pagarão para nós”, informou a governadora.

O mesmo apoio foi conquistado junto ao presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luiz Alberto Moreno, em encontro ontem, também em Washington. O auxílio do BID virá em cooperações técnicas em ações prioritárias tanto no campo econômico quanto social.

“Teremos apoio em áreas que considero as mais relevantes e as quais o caminho já foi aberto, que é para tratarmos da modelagem de parcerias público-privadas, de buscar interessados em investir no Rio Grande do Sul, que o Banco se dispõe a fazer a interlocução, a modernização da máquina do Estado para render melhores e maiores serviços públicos, além da questão fundamental para a nossa sustentabilidade, que é o uso das águas e irrigação”, revelou a governadora. “Tanto o Banco Mundial quanto o BID passaram por uma grande reorganização nos últimos anos, estando aptos a ajudar estados e não apenas países como faziam anteriormente”, concluiu a governadora.

Canadá e Nova York
Sobre o Canadá, onde se iniciou a missão governamental, pela província de Manitoba, cuja capital é Winnipeg, e depois em Toronto, a governadora destacou as oportunidades abertas na questão do agronegócio, em pesquisas genéticas e agrícolas, que terão ressonância principalmente na sustentabilidade de toda a Metade Sul, a partir do florestamento. “A maneira como fomos recebidos nos consulados e embaixadas mostram que temos um amplo caminho de relações mútuas comerciais e culturais, através de uma identidade pró-desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, disse a governadora.

Yeda Crusius informou também que foram estabelecidos acordos de intercâmbio para qualificação de servidores públicos, tanto no Canadá, quanto nos Estados, principalmente no Woodrow Wilson Center for Scholars, em Washington.

Já em Nova York, onde a governadora conheceu as políticas sociais desenvolvidas principalmente no campo da saúde dos idosos, a governadora firmou acordo para consultoria com a Unesco, que enviará um técnico ao Estado. A intenção é melhorar as condições de vida da população idosa no Rio Grande do Sul, reduzindo sua exclusão social. “É um sinal de desenvolvimento um governo ter a preocupação de fazer com que as gerações e as cidades convivam respeitando os idosos”, finalizou Yeda Crusius.”

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras informações oriundas da assessoria de imprensa do Palácio Piratini.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo