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MAIS 24 HORAS. Ficou para hoje o começo das obras da Travessia Urbana. Trabalho inicial é perto da Ulbra

Aqui vai começar a maior obra viária de SM em todos os tempos: a travessia urbana
Aqui vai começar a maior obra viária de SM em todos os tempos: a travessia urbana

Inicialmente prevista para a tarde desta segunda, como o sítio antecipou na manhã passada, ficou para esta terça o início efetivo das obras da Travessia Urbana. E vai começar pelo lote 2, nas proximidades da Ulbra – o trecho vem até o Trevo da Uglione.

O lote um, no lado leste, entre o trevo do Castelinho e o da Uglione vai iniciar em janeiro, como você confere no material que o jornal A Razão está publicando em sua edição de hoje. A reportagem é de Joyce Noronha (texto) e Carolina Reichert (foto). Acompanhe:

Obra da Travessia Urbana começa hoje em Santa Maria

A instalação dos canteiros de obras do Departamento Nacional de Transportes (Dnit) para o lote 2 da Travessia Urbana deve começar hoje, segundo a assessoria do órgão. O lote 2 tem 9,4 quilômetros entre o trevo da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e o Trevo da Uglione. A informação do Dnit é que a duplicação da BR-287 inicie próximo ao trevo da universidade. Conforme o órgão, o serviço para o lote 1, trecho de 5,1 quilômetros do Trevo da Uglione até o Trevo do Castelinho, será iniciado em 5 de janeiro de 2015.

Este é um dos maiores investimentos em mobilidade de Santa Maria com orçamento inicial de R$ 309,2 milhões. A megaobra recebeu a Licença de Instalação (LI) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) na última sexta-feira.

As ordens de serviço para a Travessia Urbana foram assinadas no final de outubro de 2013. A duplicação deveria ter começado ainda no ano passado. Porém, a complexidade do projeto, que incluiu a construção de viadutos e pelo menos 270 desapropriações, adiou o cronograma. Entretanto, dois consórcios já estão contratados, via licitação, para executarem o serviço: o Continental/Sogel/Ecoplan e o Sultepa/MagnaEtel.

O projeto prevê construir duas novas pistas paralelas ao traçado atual das BRs 158 e 287, entre a ponte do Arroio Taquara, perto do campus da Ulbra, e o Trevo do Castelinho, entroncamento com a ERS-509, mais conhecida como Faixa Velha de Camobi.

A licença inclui a restauração da pista existente, a implementação de pista dupla e das ruas laterais. Além disso, o documento abrange a restauração e construção de obras especiais, como passarelas e viadutos para melhorar o tráfego de veículos e dar maior segurança aos pedestres ao cruzarem as rodovias.

Durante o procedimento, deverá ser executado o Programa de Realocação e Reassentamento Populacional, com o objetivo de contribuir para a segurança do tráfego, gestão de riscos e manutenção da faixa de domínio do empreendimento, sob responsabilidade do empreendedor. Também deverá ser executado o Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Obra, obedecendo a legislação vigente e com acompanhamento efetivo da equipe de supervisão ambiental.”

PARA LER TAMBÉM OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI

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