Arquivo

Que ninguém duvide. Pozzobom acabará mesmo em Brasília, como deputado federal. E não demora

Confira, a seguir, o que escreveram os principais (e experimentados, e bem informados) colunistas políticos do Estado, no final de semana. E, lá embaixo, o comentário claudemiriano:

 

Sábado, Correio do Povo, José Armando Burd:

 

“MOVIMENTAÇÃO NO TABULEIRO

 

Quando o secretário estadual da Fazenda, Aod Cunha, retornar de Washington, dentro de uma semana, poderá mudar de endereço. No Centro Administrativo, onde a governadora Yeda instalará seu gabinete, será montada a secretaria-geral. Terá, entre outras, tarefa de costurar ações de áreas que se envolvem nos mesmos projetos. A substituição de Aod na Fazenda não é considerada um problema no núcleo do governo, porque há inúmeros técnicos afinados com as diretrizes que o atual titular imprimiu. O deputado federal Cláudio Diaz, cogitado para nova função, tinha experiência limitada à vereança em Rio Grande. Leiloeiro rural e agropecuarista, demonstra bom relacionamento pessoal e deverá ganhar oportunidade como sub de Aod.”

 

Domingo, Zero Hora, Rosane de Oliveira

 

“Reengenharia política

 

Está prevista para o início de janeiro a reforma do secretariado de Yeda Crusius. É consenso no coração do governo a necessidade de reforçar o Palácio Piratini – ainda que a governadora esteja inaugurando um gabinete no Centro Administrativo – para recompor as relações políticas.

A mudança mais radical em discussão envolve o secretário da Fazenda, Aod Cunha. Estuda-se a possibilidade de Aod assumir a secretaria-geral, ou de Gestão, com a tarefa de coordenar o governo. O chefe da Casa Civil, Luiz Fernando Záchia (PMDB), passaria a se dedicar exclusivamente às relações com os chefes dos outros poderes e com os deputados. O trio se completaria com Celso Bernardi (PP), que hoje já faz a relação com as prefeituras. O deputado Claudio Diaz (PSDB) é uma opção da governadora para esse esquema de reforço do núcleo palaciano.”

 

COMENTÁRIO CLAUDEMIRIANO: fica claro, nos textos dos coleguinhas da capital, que Yeda vai mudar o secretariado. O que está longe de significar a saída de Luiz Fernando Zachia da Casa Civil. Também parece evidente que Aod Cunha pode ser deslocado, com a nomeação de um outro secretário de Fazenda. E, por fim, Cláudio Diaz – obviamente colocado em segundo plano pelos colunistas, especialmente Burd – é outra peça do tabuleiro, devendo vir ao Estado assumir alguma função. Com o que, Jorge Pozzobom, o santa-mariense segundo suplente, vira titular na Câmara dos Deputados. Em janeiro? É bem possível.

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui  (só para assinantes) outras reportagens publicadas pelo Correio do Povo, além da coluna de José Armando Burd.

Leia também a coluna Página_10 , de Rosane de Oliveira, em Zero Hora.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo