LUNETA ELETRÔNICA. Admar Pozzobom, irregularidades na Kiss e lista de fiscais e secretários
POR MAIQUEL ROSAURO
* O Vereador Admar Pozzobom protocolou nesta tarde de sexta-feira (15), projeto de lei complementar que visa alterar o Código de Posturas do Município. Se aprovado o projeto, passará a ficar proibida a cobrança por comanda nos estabelecimentos noturnos de Santa Maria.
* Em entrevista à SEDUFSM, o arquiteto e ex-secretário municipal Nabor Ribeiro avaliou que a Kiss jamais poderia estar funcionando. Clique aqui e leia interessante matéria no site no site da SEDUFSM.
* A Prefeitura já preparou a lista de nomes dos fiscais e secretários municipais que irão prestar esclarecimentos na Polícia Civil sobre a concessão e fiscalização de alvarás na cidade. No total, são 26 nomes, que teriam sido entregues à Polícia na sexta-feira (15).
* Na lista, segundo o Diário de Santa Maria, estão fiscais da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana e três de secretários da mesma pasta – dois que já passaram pela secretaria e um atual.
Tem que tirar as pessoas e empresas de suas “zonas de conforto”.
1 – Extinção da comanda;
2 – Pagamento exclusivamente em dinheiro;
3 – Devolução obrigatória de dinheiro dos “vales” que sobram.
acho a iniciativa de se buscar soluções muito válida. No entanto, como frequentador de barzinhos da noite local, não concordo de se eliminar as comandas nos bares, nem mesmo com o pagamento adiantado. Veja bem, eu chego num bar, pago R$50,00, sento tomo uma cerveja e me ligam dizendo que no outro bar estão todos os amigos reunidos. O bar vai me devolver o valor na boa? Vai querer me dar uma vale?? Vai me deixar numa fila esperando a devolução do dinheiro??? Se eu pagar com cartão,como vai me devolver o dinheiro????
Não é crítica pela crítica, eu estou apenas colocando uma situação que acontece e muito, inclusive já aconteceu comigo algumas vezes. E dai, alguém pode me explicar o que vai acontecer?????
A iniciativa do vereador é muito boa, sempre lembrando que neste tipo de assunto não existe UMA solução, e sim a necessidade de VÁRIAS iniciativas integradas.
o problema nao é a comanda, mas quem comanda
Pois é Boca Grande, pode não ser a comanda o verdadeiro violão da história, mas se a cobrança não fosse feito deste jeito não teria só uma porta de saída, pq os fregueses sairiam a hora que quisesse e os seguranças não precisavam barrar ninguem. Nas grande boates de São Paulo e Rio de Janeiro a muito, muito tempo esse tipo de cobrança já não existe. Ou é por sistema de cartão, isto é, vc compra um cartão e carrega com quanto dinheiro vc quer e só passa pelo leitor ou quando compra algo paga na hora. Isso evitaria uma serie de problemas. Por exemplo filas e é claro o tumulto na hora de um sinistro. Parabéns vereador.
Não votei no Admar, mas apoio a iniciativa. É uma colaboração, longe do quanto pior melhor como incrivelmente torcem alguns críticos de plantão. Tem gente que chega a babar na frente do computador. Aves de rapina, isso que são.
No caso de ser instalada uma CPI, o ex-secretário do governo Schirmer, Nabor Ribeiro, será chamado a dizer o que sabe?
Quanto a se eleger ou não, isto é relativo. Fiz mais votos do que sete vereadores que estão lá na Câmara. Mas o que isto importa para este debate? O fato é que o Admar e sua assessoria foram espertos e rápidos. Esta questão da comanda já é uma discussão nacional. Ah, sem esquecer que tanto eu quanto o Admar (e tantos outros) tivemos coragem de colocar o nosso nome para avaliação da população de Santa Maria e mais ainda, com o nosso verdadeiro nome. Eu, pelo menos, não sou cagão, digo o que penso de maneira limpa e aberta. E possivelmente por isto eu tenha feito 1914 votos na última eleição.
Apenas para esclarecer: Ao elogiar a iniciativa do Admar, é lógico que sei também não se tratar da solução do problema. Mas, é uma ação importante para ajudar na prevenção. Até por que, uma solução real passa por muitas e muitas iniciativas nas diferentes esferas.
Por exemplo: Temos que identificar os “QA” das administrações. Por que, neste caso da Kiss, a morte destes jovens apenas se concretizou no dia 27, pois ela começou a ser concebida no dia em que o funcionamento da casa sem as devidas condições foi autorizado. E aí entra a figura do “QA”. Quem Autoriza. E tão importante quanto identificar os “QA”, é trazer à tona o motivo pelo qual ele autorizou. Um, a princípio, era em troca de cortinas e computadores (duvido que fosse apenas isto), mas e os outros???
Em tempo: A figura do “QF” também é importante. Quem Fiscaliza?
Por pensarem como o vereador Ademar, que não se elegeram.
A iniciativa do vereador Admar Pozzobom tem seus méritos. Mas, não é o fulcro da questão. O que matou as pessoas foi um conjunto de negligências e não apenas a questão da “comanda”.
o problema nao é apenas a comanda, nobre vereador
Acho interessante a iniciativa do Admar. Se na Kiss houvesse uma outra maneira de cobrança, fichas antecipadas, por exemplo, poderia haver mais portas dotadas de sistema anti-pânico. Pois não haveria necessidade de colocar os clientes num brete na saída para verificar se pagaram ou não. Eu apoio a iniciativa.
Como esse vereador Ademar Pozzobom, se elege, enquanto o povo clama por justiça, o nobre edil esta preocupado com a maneira dos estabelecimento cobrarem a conta, nobre vereador se tiver segurança no local cobrem do jeito que for, e depois quando eu escrevo aqui retiram, se preocupe em fiscalizar se o local e seguro não a maneira de pagamento, esse e o legitimo …..