AssembleiaEstadoPolítica

POLÍTICA. É improvável, mas não impossível, que Tubias Calil seja deputado por um mês. Saiba como

Tubias, secretário municipal, pode ser deputado. Pelo menos em janeiro (foto Feicebuqui)
Tubias, secretário municipal, pode ser deputado. Pelo menos em janeiro (foto Feicebuqui)

A definição de José Ivo Sartori por dois deputados estaduais (e futuros federais) do PMDB, Márcio Biolchi e Giovani Feltes, para compor o secretariado, vai criar uma situação sui generes, no parlamento gaúcho. Qual? A assunção de dois suplentes como titulares por um mês. Afinal, enquanto o Executivo assume em 1ª de janeiro, a nova Legislatura só começa 30 dias depois.

E onde entra o santa-mariense Tubias Calil nessa história?

Ocorre que o primeiro suplente em 2010, Nelson Harter Filho, já virou titular ano passado, com a vitória do então deputado Marco Alba para a prefeitura de Gravataí. Serão chamados, agora, o segundo e terceiro suplentes, respectivamente Sandro (Boka) de Oliveira e Gabriel Souza.

Não é improvável que Oliveira permaneça onde está, como diretor administrativo da CGTEE (cargo de confiança do Governo Federal), abrindo espaço para o quarto suplente. Que é o santa-mariense Tubias Calil. O peemedebista, atual secretário municipal de Infraestrutura, seria deputado estadual por 30 dias, até que assumam os novos titulares, em 31 de janeiro. Pooois é.

EM TEMPO: é verdade que o “se” não existe em um punhado de lugares, inclusive na política. No entanto, é interessante notar que, em 2010, Tubias fez 26.741 votos, exatamente 154 a menos que os 26.895 de Gabriel Souza.

A diferença, agora, é que Souza persistiu, voltou a concorrer e, de suplente em janeiro, passará a titular a partir de fevereiro, com os 39.998 votos obtidos agora, em 2014, e que o tornaram o quinto mais votado do PMDB.

Quantos votos Tubias faria, se fosse candidato? Estaria eleito? Quem sabe? Afinal, o “se” não existe e esse raciocínio é apenas mera curiosidade jornalística. De todo modo, se ficasse na suplência, como há quatro anos, e tendo o governo do Estado com o partido, a chance de assumir agora seria maior. Seria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo