De pronto, uma explicação para as patrulhas. O título nada tem de irônico. Ponto. Dito isto, o fato é que a Universidade Federal de Santa Maria foi pioneira nessa forma de ingresso aos seus bancos, através do PEIES – predecessor do Processo Seletivo Seriado. Algo que, por sinal, foi adotado por outras instituições, a partir da experiência da UFSM.
Vai daí que talvez não seja exatamente um despautério supor que a iniciativa dos PSs não possa ser adotada também no Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Por sinal, como este mesmo sítio já registrou, em janeiro deste ano, um deputado, o tucano Izalci, do Distrito Federal, apresentou projeto de lei nesse sentido (para conferir, clique AQUI).
A sugestão do reitorPaulo Burmann, de todo modo, é o mote de material publicado na edição natalina do jornal A Razão. Vale conferir a reportagem de Marcos Fonseca, com foto de Carolina Reichert (Arquivo). A seguir:
“UFSM vai propor que o ENEM também seja seriado…
…Apesar de adotar o Enem como única forma de seleção, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) não pretende abandonar um modelo em que a instituição foi pioneira no país: o processo seriado. O reitor Paulo Burmann revelou na terça-feira que levará ao Ministério da Educação a proposta de ampliar o exame nacional para prever, também, a aplicação de provas ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio.
Burmann destaca que os idealizadores do Exame Nacional do Ensino Médio já haviam cogitado o sistema seriado. Os estudos, contudo, foram abandonados. Criado em 1998, inicialmente para avaliar a qualidade da educação média no país, o Enem foi ampliado em 2009 para servir como forma de processo seletivo das instituições de Ensino Superior.
Atualmente, o Enem é aplicado em outubro em todo o país. São dois dias de provas. No segundo dia, o candidato tem de fazer o exame pela manhã e, à tarde, escrever a redação. Para muitos vestibulandos, o modelo é cansativo, já que as provas são extensas – total de 180 questões.
O que a UFSM irá sugerir ao Ministério da Educação é criar o Enem seriado, junto ao exame tradicional. A Federal de Santa Maria foi a primeira no Brasil a adotar um processo seletivo em que o candidato faz uma prova ao final de cada ano do Ensino Médio. A semente desse projeto foi o Programa de Ingresso ao Ensino Superior (Peies), que surgiu em 1995…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
A metodologia proposta “ENEM seriado” deve ser parcimoniosamente analisada, pois os efeitos resultantes acontecerão a médio a e longo prazo; não se trata minimamente de ser mais ou menos cansativo. Em outras épocas já aconteceram processos similares ao ENEM, tendo sido substituídos ao longo do tempo; o fato de surgirem propostas “inovadaoras” relativas ao ENEM é o princípio do fim — previsível. O Processo de Avaliação Seriada (PS) como é chamado na UFSM, é cópia de processos similares adotados no Norte/Nordeste do país, resutlante de adaptações do PEIES destinadas a resolver problemas em universidades daquelas regiões – tive a oportunidade de participar das discussões referentes a esse processo ocorrida há anos. No momento, é importantíssimo ter a clareza de não confundir PEIES com avaliação seriada, enquanto aquele se comprometia com a qualificação e com a integração/interação entre o 2º e o 3º graus, a Avaliação Seriada adotada na Universidade consiste somente em um vestibular realizado em três etapas; isso é o mínimo a se dizer para início de conversa.
O nível das provas do ENEM é mais baixo que voo de marreca choca. E a correção das redações era (pode ser que ainda seja) para dar risada. Sujeito poderia ter uns "errinhos" e ainda ganhar 10 com estrelinha.