Santa Maria entra no radar da Indústria da Defesa – por Carlos Costabeber
Santa Maria nasceu de um acampamento militar e, desde lá, temos um vínculo forte com as Forças Armadas. A proximidade com a fronteira fez da cidade em verdadeira fortificação. Só que, enquanto no passado se pensava em guerras, hoje o objetivo das forças armadas é estarem preparadas para a vigilância e defesa de nossas fronteiras (drogas, terrorismo, contrabando) e garantir nossas reservas naturais (principalmente na Amazônia) como água, energia e de terras agriculturáveis para a produção de alimentos. Além de participar em missões de paz pelo mundo.
Por isso, o então Ministro Nelson Jobim conseguiu no Congresso a aprovação da Estratégia Nacional de Defesa, dissuasão, absorção/criação de tecnologia nacional para o setor de Defesa, descentralização das forças militares, indústrias de defesa, aplicação dual (civil e militar) das tecnologias desenvolvidas.
Santa Maria acabou se encaixando nessa politica, passando a receber recursos humanos e materiais, visando a atender os objetivos da END.
Também devemos ao conterrâneo Nelson Jobim a decisão da alemã KMW em sediar em Santa Maria os seus investimentos no Brasil, e do Exército, em criar uma estrutura para treinamento através do uso de simuladores.
Frente a esse cenário tão promissor, as lideranças locais (Prefeitura, Agência de Desenvolvimento e UFSM, principalmente) decidiram trabalhar essa grande oportunidade: ter aqui uma indústria de ponta, com capacidade de competir globalmente no futuro.
Agora em novembro promovemos o 1º Seminário Internacional de Defesa (SEMINDE), com uma programação intensa, e foco nos pontos fortes que o Exército e a Força Aérea já têm em Santa Maria.
Para minha surpresa, a adesão foi impressionante, com a presença de importantes oficiais das Forças Armadas, de representantes nacionais e de diversos países que têm investimentos na área.
Lá dentro, “me senti gente grande”, pois jamais imaginei que um dia poderíamos estar atraindo tanto interesse para um segmento da indústria, que representa investimentos trilhonários.
De imediato, vamos ter a realização de novas parcerias envolvendo empresas locais, UFSM, Parque Tecnológico, KMW e Exército. Esses resultados nos deixaram entusiasmados, pois, quem diria, SANTA MARIA ENTROU NO RADAR DA INDÚSTRIA DE DEFESA, nos possibilitando acreditar que seremos uma referência internacional no futuro próximo.
Outro resultado foi a abertura que a cidade ganhou frente as autoridades presentes, para nossos futuros pleitos. E isso se deve a algo que impressionou os visitantes: o GRAU DE COMPROMETIMENTO DAS LIDERANÇAS LOCAIS; algo decisivo para quem desejar investir por aqui.
Parabéns, ADESM, responsável pelo sucesso do 1º SEMINDE, e a todos que se dedicaram com entusiasmo, para que pudéssemos surpreender os nossos ilustres visitantes.
Já para o próximo ano estaremos em condições de promover um evento ainda maior e mais qualificado. Afinal, “estamos virando gente grande”. Entramos no radar do segmento da Defesa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.