Câmara de Vereadores

CÂMARA. Cechin quer mais transparência na Casa

POR MAIQUEL ROSAURO

A Lei de Acesso à Informação ainda não é completamente efetivada na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria. Ontem (16), a presidência da Casa designou uma comissão para tratar do tema. Confira na matéria de Clarissa Lovatto e Camilla Milder.

Comissão Administrativa irá agilizar implementação da LAI

Objetivo é implementar a Lei de Acesso à Informação. Foto Reinaldo Guidolin
Objetivo é implementar a Lei de Acesso à Informação. Foto Reinaldo Guidolin

Em reunião na manhã desta sexta-feira (16) com os setores administrativos do Poder Legislativo, o presidente da Câmara, vereador Sergio Cechin, definiu ações para cumprimento efetivo da Lei de Acesso à Informação (Lei 12.527/2011), a LAI, no site da Casa Legislativa a fim de tornar mais transparente as atividades institucionais. Para isso, a presidência designou uma comissão formada de servidores para estruturar o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC), que consiste num ponto de contato entre a sociedade e o setor público.

A Câmara de Vereadores disponibiliza o Portal da Transparência, que consiste em apresentar ao cidadão informações sobre aplicação de recursos públicos a partir da consolidação de verbas relativas às ações e programas. Já a LAI, que está sendo estruturada, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas. A linguagem utilizada deve ser acessível a qualquer cidadão.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. AO LEITOR MARCIO.
    Seu comentário, obviamente, não pode ser publicado. A acusação é grave. Pode até ser verdadeira. Mas, nesse caso, não é este site o caminho adequado. Que tal ir ao Ministério Público e mostrar as provas que diz ter? Não seria melhor? Aqui, pareceria apenas uma acusação inconsequente, coisa que, o leitor há de convir, o editor não pode subscrever. Mas, quem sabe, com as provas, no MP….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo