DestaqueEsporte

ESPORTE. Sem vida fácil, UFSM Futsal quer ter o apoio da torcida para buscar a glória na Série Ouro 2024

“Os jogos em casa serão importantíssimos”, afirma treinador Gabriel Pranke

Elenco de 2024 dos guris da Federal foi anunciado oficialmente na noite da segunda-feira (Foto Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal)

Por Pedro Pereira

Como definido pela própria Federação Gaúcha de Futebol de Salão (FGFS), o Campeonato Gaúcho – Série Ouro de 2024 tem tudo para ser “o maior de todos os tempos”. Através de uma resolução publicada em janeiro pela entidade, clubes tradicionais do Brasil como Atlântico, de Erechim, e ACBF, de Carlos Barbosa, puderam se juntar à UFSM Futsal e a outros 18 times na briga pelo título da elite do Rio Grande do Sul.

Com estreia marcada para este sábado (13), contra a atual campeã estadual Sercesa, de Carazinho, representantes dos guris da Federal conversaram com o Site acerca das expectativas para a competição, o trabalho na pré-temporada e de que forma o retorno das agremiações históricas afetam a edição deste ano do certame. Veja abaixo o que o treinador Gabriel Pranke, o goleiro Edes Cavalheiro, o Edinho, e o ala e artilheiro da última Série Ouro, Jackson Borges, o Tito, têm a dizer.

Na briga pelo topo

Além de técnico da equipe santa-mariense, Pranke é professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade e coordenador geral do projeto UFSM Futsal. Membro do time desde 2016, quando o compromisso ainda era o Campeonato Gaúcho – Série Bronze, o comandante já passou por diferentes etapas como parte do esquadrão.

Gabriel Pranke (à esquerda) segue no comando técnico e na coordenação geral do time (Foto Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal)

Na temporada passada, os guris da Federal deram adeus ao torneio nas quartas de final após caírem para a SER Santiago. Um ano antes, o clube de Santa Maria atingiu sua melhor marca na história: além de finalizar a fase de grupos na liderança isolada, o elenco chegou às semifinais pela primeira vez e foi eliminado de forma polêmica – clique aqui para entender melhor.

Em 2024, a ideia é alcançar pelo menos este mesmo patamar. Para isso, uma das apostas da UFSM Futsal tem base no apoio da torcida. Segundo o treinador, valorizar os confrontos no Centro Desportivo Municipal (CDM), mando de quadra do time, é um dos aprendizados que a equipe tira da campanha de 2023. “Os jogos em casa serão importantíssimos para obtermos pontos (três por vitória). Não podemos errar nesse sentido”, confessou Pranke.

Historicamente, o esquadrão de Santa Maria tem como modelo de jogo um grande poder de marcação, segundo o técnico. Para este ano, a defesa deve seguir sendo o trunfo dos guris da Federal. “Precisamos sempre retomar esse aspecto e aprimorar as ideias e suas aplicabilidades. Será um grande desafio, pois alguns pontos estão sendo novos para os atletas antigos, o que requer uma rápida adaptação. Mesmo assim, estamos confiantes na proposta”, deixou claro o comandante.

Entre novos reforços e rostos conhecidos, 18 jogadores formam o plantel universitário para a Série Ouro deste ano, sendo quatro goleiros, quatro fixos, seis alas e quatro pivôs. Na comissão técnica, Pranke contará com o auxílio de pelo menos dez pessoas. Os treinos do time começaram no dia 11 de março, junto das aulas da UFSM. De acordo com o treinador, a pré-temporada deve seguir simultaneamente ao início dos jogos do Estadual. 

Experiência dos veteranos

Goleiro Edinho, que fez história com o time em 2022, volta para SM neste ano (Foto Ricardo Weschenfelder/UFSM Futsal)

Edinho, que volta a vestir o manto da Federal em 2024, foi o responsável por defender a meta santa-mariense em 2022, quando a equipe alcançou sua melhor campanha na história. Há 18 anos atuando na modalidade, o goleiro, que define os resultados daquela temporada como “muito satisfatórios”, fala sobre o retorno ao Coração do Rio Grande: “era um desejo de ambas as partes. Havia uma vontade de criarmos um novo capítulo. Foi uma conversa ambiciosa, o que motiva qualquer um a fazer parte. Os dois lados estão bem contentes e determinados”.

Peça-chave do plantel, o jogador explica que o grupo deste ano foi montado de maneira estratégica, com muitos integrantes jovens mas que, apesar da pouca idade, abraçaram o projeto e a proposta de jogo. “Nós vamos dar o nosso melhor para chegarmos o mais longe possível. No primeiro momento, queremos nos classificar para a próxima fase para, depois, no mata-mata, irmos colocando objetivos para irmos o mais longe possível”, declarou Edinho.

Tito, goleador da última edição da Série Ouro pela UFSM Futsal ao balançar as redes 17 vezes, mesmo caindo nas quartas de final, segue na equipe da Universidade para esta temporada. Para o ala, um dos pontos positivos do elenco mais novo é que o time estará “disposto a ter uma resposta mais rápida em quadra”. No clube desde 2019, o atleta se vê em uma posição de modelo para alguns colegas .

“Eu, como artilheiro, tenho uma responsabilidade maior. A expectativa é grande da minha parte. Já conseguimos algo que muitos não acreditavam que poderíamos conseguir. Hoje, tenho consciência que tenho que ser referência para os mais novos. Com o decorrer das competições que joguei pela Federal, consigo organizar e orientar os jovens. Têm muitos que vão ser o futuro do futsal de Santa Maria”, admitiu Tito.

“A maior Série Ouro de todos os tempos”

Atlântico e ACBF, que voltam à disputa da Série Ouro em 2024, são campeãs mundiais de futsal. A Assoeva, de Venâncio Aires, que atua na Liga Nacional ao lado das tradicionais agremiações gaúchas, também retornou à primeira divisão do Estadual chancelado pela FGFS. Para Tito, enfrentar times como esses o fará aprender muito sobre o esporte.

Artilheiro da última Série Ouro, Tito (camisa 15) permanece na equipe da Federal para 2024 (Foto UFSM Futsal/Divulgação)

Para Edinho, a presença das equipes deve afetar, além do nível técnico, a atmosfera fora das quadras. “Vai elevar o patamar da competição, principalmente olhando para o nosso lado. É uma visibilidade maior para os jogadores, para a cidade. O que a gente mais quer é que isso leve mais gente para o ginásio, que Santa Maria abrace o projeto da UFSM. A motivação de jogar contra os melhores é maior”, afirmou o goleiro. 

O treinador dos guris da Federal reafirma a ideia do jogador: “jogos desse nível para a Região Central do Estado são importantes demais para que tenhamos mais apoio e mais elementos para dar sustentação ao futsal. A cidade precisa ver a modalidade com mais carinho. Essa novidade pode trazer esse benefício”, revelou Pranke.

UFSM Futsal na Série Ouro

Na noite da segunda-feira (8), a UFSM Futsal apresentou oficialmente o elenco e a comissão técnica para 2024. Ainda, foi anunciado que nesta terça-feira (9), serão lançadas as camisas oficiais para o ano a partir de um valor promocional, que seguirá valendo até a quarta-feira (10). Nos próximos dias, os novos planos de sócio-torcedores devem ser divulgados.

Na primeira fase, os santa-marienses encaram, em turno e returno, as seguintes equipes: Sercesa, de Carazinho; SER Triunfo, de Triunfo; Jaguari; ATF, de Pelotas; AFA, de São Francisco de Assis; e Atlântico, de Erechim. Os duelos do esquadrão da Federal devem acontecer aos sábados à noite, no CDM. Confira abaixo as datas dos confrontos, com os mandantes à esquerda.

Primeiro turno

Sercesa, de Carazinho X UFSM Futsal – 13 de abril

UFSM Futsal X SER Triunfo, de Triunfo – 20 de abril

Jaguari, de Jaguari X UFSM Futsal – 11 de maio

UFSM Futsal X ATF, de Pelotas – 25 de maio

AFA, de São Francisco de Assis X UFSM Futsal – 8 de junho

UFSM Futsal X Atlântico, de Erechim – 15 de junho

Segundo turno

UFSM Futsal X Sercesa, de Carazinho – 29 de junho

SER Triunfo, de Triunfo X UFSM Futsal – 6 de julho

UFSM Futsal X Jaguari, de Jaguari – 27 de julho

ATF, de Pelotas X UFSM Futsal – 10 de agosto

UFSM Futsal X AFA, de São Francisco de Assis – 25 de agosto

Atlântico, de Erechim X UFSM Futsal – 14 de setembro

Buscando fazer história mais uma vez, chegando pelo menos no melhor degrau que já subiram anteriormente, a equipe conta com o público. “A presença e o apoio do torcedor será fundamental. Vencendo as partidas em casa, classificaremos melhor e podemos pensar em avançar mais na competição nesta temporada”, assegurou Pranke.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo