DE NOVO (2). Dilma assume 2º mandato, com 30 mil pessoas aguardadas na Esplanada dos Ministérios
Eleita com 3,5 milhões de votos de vantagem sobre o segundo colocado, no turno final da eleição, em 26 de outubro, Dilma Rousseff foi diplomada em 18 de dezembro. E, na tarde desta quinta-feira, 1º de janeiro, assume para um novo mandato presidencial. Aliás, exceção feita a Fernando Collor (que não concluiu seu período, e foi substituído pelo vice), todos os presidentes desde então (Fernando Henrique Cardoso, Lula e ela) obtiveram a reeleição.
Para saber mais dos preparativos que tomaram conta dos últimos dias em Brasília e o que acontece, na solenidade de posse, vale conferir o material produzido pela Agência Brasil. A reportagem é de Luana Lourenço, com Priscilla Mazenotti (texto) e Elza Fiúza (foto). A seguir:
“Posse de Dilma deve reunir 30 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios
Os preparativos para a posse presidencial já começaram na Esplanada dos Ministérios, no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto. O roteiro do evento de quinta-feira (1°) inclui desfile em carro aberto, cerimônia no Congresso, discurso ao povo no Palácio do Planalto, posse de ministros e termina com uma recepção no Palácio Itamaraty.
Às 14h30, a presidenta Dilma Rousseff deve sair do Palácio da Alvorada, residência oficial, e seguir em carro fechado até a Catedral Metropolitana de Brasília, no começo da Esplanada dos Ministérios de onde iniciará, às 14h45, o percurso no Rolls-Royce presidencial até o Congresso Nacional.
O trajeto será acompanhado por batedores e pela cavalaria do Batalhão da Guarda Presidencial. O vice-presidente da República, Michel Temer, também fará o percurso em carro aberto. As vias estarão protegidas por grades, e a população poderá saudar a presidenta por todo o trajeto até a rampa do Parlamento.
Na chegada ao Congresso, prevista para as 15h, Dilma e Temer serão recebidos pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, e seguirão para o plenário da Câmara dos Deputados. A presidenta e o vice farão o compromisso constitucional perante os parlamentares e assinarão o termo de posse. Em seguida, o Hino Nacional será executado e Dilma fará um discurso. A estimativa é que o rito dentro do Congresso dure cerca de 45 minutos.
Na saída do Parlamento, Dilma receberá honras militares com salva de 21 tiros de canhão antes de seguir para o Palácio do Planalto, do outro lado da rua. A presidenta entrará na sede do Executivo pela rampa principal e seguirá para o parlatório, onde falará ao povo por volta de 16h30. O público poderá acompanhar o discurso da Praça dos Três Poderes…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
E 500 onibus fretados para a militancia.