EducaçãoPrefeituraSanta Maria

CIDADE. Projeto da Ulbra ouve a comunidade e vai propor soluções para utilização dos espaços públicos

Intervenção urbana promovida pelo Curso de Arquitetura da Ulbra será realizada domingo no Largo Teotônio Vilela – ou da Locomotiva

Por ANA BITTENCOURT (texto) e JOÃO ALVES (foto), da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Discutir soluções para os espaços públicos, tornando-os mais atrativos ao convívio. Esse é o principal objetivo da intervenção urbana “Espaço de Ideias”, promovida pelo Laboratório de Urbanismo da Ulbra Santa Maria (LabURB). No próximo domingo (23), o projeto vai ocupar o Largo Teotônio Vilela, conhecido como Largo da Locomotiva, em frente à Biblioteca Pública Municipal Henrique Bastide, das 14h às 18h. Em sua segunda edição, o “Espaço de Ideias” terá apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

De acordo com Andressa Rocha, professora e coordenadora do Projeto de Extensão LabURB, a intervenção busca integrar acadêmicos, profissionais da área de Arquitetura e Urbanismo, representantes do poder público e moradores dos arredores onde será realizada a intervenção, a fim de discutir ideias, de forma colaborativa, para a revitalização do espaço público.

“Nosso objetivo é identificar, junto aos moradores, a partir do diálogo e do acolhimento de ideias, quais os aspectos devem ser considerados no processo de revitalização dos espaços públicos para a promoção do uso social, despertando o senso de comunidade e a minimizando o vandalismo”, explica Andressa.

Ainda segundo a professora, os resultados são construídos em duas etapas. A primeira, no domingo, busca ouvir os moradores da região sobre as necessidades de uso e problemáticas do lugar. Em um segundo momento, a população participa voluntariamente na implantação de iniciativas que possam concretizar melhorias para a região onde vivem.

A partir das demandas dos moradores e usuários daquele espaço público, os acadêmicos, supervisionados pela coordenadora do projeto de extensão, sugerem a construção de mobiliários ou promovem alterações no espaço, buscando torná-lo mais atrativo e, consequentemente, melhor utilizado.

“Esta seria a segunda etapa do projeto, o momento em que voltaremos ao Largo da Locomotiva para propor aos moradores alguma intervenção no mobiliário urbano ou no espaço público. A previsão é realizarmos este segundo encontro com os moradores no mês de agosto”, afirma Andressa Rocha.

A escolha do Largo Teotônio Vilela se deu por sugestão da secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Marta Zanella. “Temos naquele local um grande eixo da Cultura, formado pelos nossos mais significativos equipamentos culturais, como a Biblioteca Pública, o MASM e o Arquivo Histórico Municipal. E temos um grande espaço público para o convívio e o lazer”, comenta Marta.

Nesta terça-feira (18), acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra iniciaram a distribuição de folders explicativos chamando os moradores a participar do “Espaço de Ideias”. Os convites estão sendo depositados nas caixas de correspondência e também são feitos pessoalmente, de casa em casa.

MOTORISTAS DEVEM ESTAR ATENTOS

Na tarde de domingo, entre 14h e 18h, a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU) vai sinalizar com cones a Rua Professor Teixeira, em um trecho de 20 metros, entre as ruas Appel e Visconde de Pelotas, mais precisamente, em frente ao Banco do Brasil. Neste local não será permitido estacionar e o tráfego de veículos estará normal, no entanto, a Prefeitura pede atenção dos motoristas para redução da velocidade.

SAIBA MAIS

O projeto de extensão iniciou em 2016, no campus da Ulbra Santa Maria, por iniciativa da professora arquiteta e urbanista, Andressa Rocha. Atualmente, 20 alunos participam do “Espaço de Ideias”. Esta é a segunda edição do projeto. A primeira foi realizada no ano passado, na Praça Pedro Custódio Barbosa, na Cohab Santa Marta. Para saber mais, acesse a página do evento no Facebook.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo