HUSM. Atendimento ambulatorial aumenta 30%
POR MAIQUEL ROSAURO
A quantidade de atendimentos ambulatoriais no HUSM teve um significativo aumento com a gestão da Ebserh. Confira na matéria da assessoria de comunicação da UFSM.
Atendimento ambulatorial do Hospital Universitário aumenta 30%
Mais um reflexo positivo da gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) foi o aumento de 30% no número de consultas ambulatoriais oferecidas no hospital. A média de atendimentos no início de 2014 era de 10 mil pessoas/mês.
Após a chamada de 35 médicos concursados com parte da carga horária destinada ao setor, o número de consultas foi ampliado. “Hoje, o atendimento mensal gira em torno de 13 mil pacientes. A meta, em dois anos, é chegar a 18 mil pessoas. Para isso, há um estudo para ofertar consultas, inclusive, aos sábados pela manhã”, explica Josete Stefanello Barato, chefe do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde.
O horário de atendimento segue igual, das 7h às 19h. O que mudou foi que – graças à chegada dos novos profissionais e da oferta de novas especialidades médicas – o uso das salas foi otimizado.
Segundo o chefe da Divisão Médica, Larry Marcos Cassol, as especialidades que mais foram beneficiadas com as contratações foram neurologia, endocrinologia, reumatologia e oftalmologia.
Apesar do número de consultas ter aumentado, ainda há fragilidades a serem superadas. A principal delas é o alto índice de ausência de pacientes às consultas agendadas. “Precisamos sensibilizar os gestores de saúde para que orientem seus pacientes sobre a importância de comparecerem no dia e hora marcados. A ausência deles tira vaga de pessoas que estão necessitando do atendimento”, afirma Josete.
Outra novidade é que a identificação das Alas ambulatoriais mudou. Antes as especialidades médicas estavam divididas em Ala 1 e Ala 2. Agora, estão divididas, na maioria, em letras do alfabeto. Para cada uma há um telefone correspondente para contato (mais informações podem ser obtidas no site da UFSM).
CLIQUE AQUI para ler a matéria na íntegra.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.