Meio AmbientePrefeitura

NÃO CUSTA LEMBRAR. E a tal taxa para asfaltar as ruas e garantir esgotamento pluvial? Ficaram por aí

Confira a seguir trecho da nota publicada na madrugada de 9 de janeiro de 2014, quinta:

IMPOSTO. Prefeitura pretende cobrar taxa para asfaltamento de ruas e de saneamento pluvial

O jornal A Razão noticiou na edição de quarta-feira a intenção da Prefeitura de Santa Maria em criar um novo imposto para asfaltamento de ruas e de saneamento pluvial. Será que a proposta seria aprovada na Câmara de Vereadores? Leia na matéria abaixo.

Mais um imposto vem aí?

A Prefeitura de Santa Maria pretende instituir a cobrança de uma nova taxa relativa a melhorias na infraestrutura da cidade. O dinheiro arrecadado do contribuinte com o novo tributo seria utilizado nas obras de asfaltamento de ruas e de saneamento pluvial. O Executivo embasa a proposta em uma lei federal pela qual os municípios seriam orientados a fazer a cobrança juntamente com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Para cobrar, a Prefeitura terá que ter o aval da Câmara de Vereadores (veja quadro).

Segundo o secretário de Infraestrutura, Obras e Serviços, Tubias Calil, a taxa é obrigatória e constitucional. “Está embasada em artigo da Constituição Federal que obriga os municípios a cobrar a taxa de melhorias. O contribuinte que solicitar o asfaltamento de uma rua, por exemplo, terá descontado o valor dessa melhoria no IPTU”, explica Tubias…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

PASSADO EXATAMENTE UM ANO da publicação da nota, vamos combinar: embora a alegada necessidade legal, faltaram condições políticas para a Prefeitura levar adiante a proposta. Pelo menos por enquanto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo