Observatório

OBSERVATÓRIO. 35 farrapos x 200 imperiais

POR JOYCE NORONHA

Isso é história!
Quando 35 farrapos
vencem 200 imperiais

Abril de 1844 (data indefinida) – Guarnece a povoação um destacamento de duzentos homens do 2º Batalhão de Fuzileiros de Rio Pardo, como parte do plano de Caxias de ocupar os lugares povoados, a fim de impedir que neles busquem recursos os revolucionários.

Fins de abril, início de maio (data indefinida) – O bravo farrapo Manuel Carvalho de Aragão e Silva, o Carvalhinho, derrota com 35 homens uma força de mais de 200 imperiais comandados por José Joaquim, na estância de Carlos Borges, perto de Santa Maria, conforme registro de Antônio Vicente da Fontoura em seu Diário, em 7.5.1844. Não consegui identificar a estância de Carlos Borges. Será José Joaquim de Andrade Neves o derrotado?

11 de junho – O heroico farrapo Cel. José Gomes Portinho, com apenas 12 homens, assalta de surpresa um acampamento imperial nos arredores de Santa Maria.”

(Da terceira edição do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho”, de Romeu Beltrão)

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo