EstadoEstradasTransporte

E SAIRÁ? Governos federal e estaduais firmam acordo que pode garantir a Ferrosul

O objetivo, na verdade, é viabilizar a ferrovia “Norte-Sul”. Mas, se isso de fato ocorrer, é óbvio que será garantida também a Ferrosul, que uniria os estados mais meridionais do País. A dedução, cá entre nós, é óbvia. Mas, em se tratando de nossos costumes e usos e prioridades, talvez seja o caso de aguardar um pouco.

Em todo caso, não custa nada saudar o que aconteceu nesta quinta-feira, em Brasília, com a participação do governo federal e de várias províncias, inclusive a gaúcha – representada pelo secretário de Infraestrutura, Beto Albuquerque. Mas, o que houve, enfim? Os detalhes estão em material produzido pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. Acompanhe:

Codesul e Governo Federal selam acordo pela Ferrovia Norte-Sul

Considerado um momento histórico, com repercussão positiva em todo o Brasil, secretários de Transporte e de Infraestrutura dos quatro Estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul), em conjunto com o Ministério dos Transportes, assinaram na manhã desta quinta-feira (18) documento que apoia oficialmente a opção do Governo Federal pela Ferrovia Norte-Sul. A reunião foi realizada com a participação do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que avaliou este como “um momento decisivo para o setor no País”.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, explicou que o conceito da ferrovia, com percurso desde o Pará até o Rio Grande do Sul, é de uma linha troncal sobre a qual são projetados ramais regionais. “Uma ferrovia não pode andar em ziguezague nem ficar fazendo muitas curvas para não perder competitividade”, explicou. Beto destacou ainda que no Rio Grande do Sul, por exemplo, será inevitável um ramal que ligue a Serra ao tronco central.

Na avaliação de Beto, a importância do documento assinado nesta quarta-feira, em Brasília, está no fato de o Codesul estar unificado em torno de uma proposta que dá um grande reforço político à retomada de uma ferrovia moderna para os Estados brasileiros. A gestão do tema está sob a responsabilidade da Secretaria de Política Nacional de Transportes do Ministério dos Transportes, com a participação dos secretários responsáveis pelo setor no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no Paraná e no Mato Grosso do Sul como instância consultiva. Ficou definido, ainda, que…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Boa noite. Seria maravilhoso que isso acontecesse, mas não é nada barato construir uma ferrovia. O Custo do KM sai três vezes o de um KM de asfalto. Não custa sonhar, derrepente acontece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo