SANTA MARIA. Agência Desenvolvimento, com a participação da UFSM, vai elaborar plano estratégico

Me permita, o leitor, um pouco de ceticismo. Não, não é na capacidade da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Nem também na qualidade do trabalho a ser coordenado a partir dos cursos de graduação e pós em Administração da UFSM. Desconfio, mesmo, é da aceitação pelo poder público de uma proposta estratégica.
Bem, a menos que os costumes políticos mudem (o que é possível, claro, mas neste momento bastante improvável) que se chegue a algum tipo de acordo, por tácito que seja, de que é hora de unidade em torno do desenvolvimento de Santa Maria.
Feita essa peroração, que ao editor parecia necessária, fiquemos com a boa notícia. Esta, que você lerá no relato de Mariele Flôres (autora também da foto), da assessoria de comunicação da Adesm. A seguir:
“UFSM e ADESM serão responsáveis pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município
Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 21, uma reunião de apresentação da equipe da UFSM, que será responsável pela elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município, em pareceria com a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria.
O grupo, formado por professores do Departamento de Ciências Administrativas e de áreas afins e também por alunos do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSM, irá utilizar, como base, os Planos de Ação elaborados nas reuniões dos Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalho do Movimento A Santa Maria que Queremos.
Segundo a professora Vânia Medianeira Flores Costa, que em conjunto com a professora Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga coordena o projeto, o Plano é um processo dinâmico, coletivo, participativo e envolve um procedimento contínuo para a determinação dos objetivos e propostas, voltadas essencialmente para a solução de problemas e desafios do município. Esse processo constitui-se de um instrumento de políticas públicas que serve de base para orientar o desenvolvimento local.
Conforme as professoras, a operacionalização desta proposta se dará por meio da participação e discussão em reuniões, nos Fóruns Temáticos e nas revisões técnicas, bem como no acompanhamento da audiência pública, que será realizada pela ADESM no segundo semestre de 2013. Esta metodologia tem por fim garantir, de forma sólida e co-responsável, a escolha e a efetivação da visão estratégica de longo prazo para o Município de Santa Maria.
Para o Diretor Presidente da ADESM, Vilson Serro, este é mais um passo importante rumo ao desenvolvimento de Santa Maria:
– O Plano Estratégico de Desenvolvimento de Santa Maria está sendo elaborado com base nas discussões dos Fóruns Temáticos e Grupos de Trabalhos coordenados pela Agência ao longo de 2 anos e que contaram com a participação de especialistas sobre cada assunto e cidadãos voluntários.
Segundo Serro, o Plano oferece uma ferramenta de gestão eficiente, completa e será a bússola que orientará a construção de um município desenvolvido e sustentável ao longo dos próximos anos:
– Vamos concluí-lo e dar este presente a Santa Maria até o final deste ano – completou o diretor presidente.
A professora Vânia se diz feliz e orgulhosa por fazer parte de um projeto que representa um momento histórico e de extrema importância para o Município:
– Estou muito satisfeita com a parceria com a ADESM, entidade responsável pela condução e idealização deste projeto, que culminará com a elaboração e entrega do Plano Estratégico de Desenvolvimento para Santa Maria. Tenho certeza de que esta oportunidade de participação neste projeto constitui-se numa forma de aprendizado pessoal e profissional, além da propiciar mais uma contribuição efetiva da Universidade para com as demandas locais.”
O voo cego de alguns rumo ao abismo não pode transformar a Administração da UFSM na filial do PDT ou do PSOL. Ícaro quis voar mais alto mas não tinha proposta, só tinha vontade e teve as asas derretidas.
outro plano…
Engraçadinho esse senhor Jorge!!a UFSM através de seus docentes,estudes e técnicos fazem bastante sim. Quem não tem essa politica é a atual gestão.A inserção na sociedade senhor, tem que ser uma constância e não ações isoladas e em certos momentos. Seu candidato esta no desespero e os cargos de confiança também, que estão fazendo de tudo para minimizar a ausência da instituição na vida da região.Mas agora de pouco ou nada vai adiantar porque esta pelada a coruja..as mentiras não são mais aceitas,a arrogância esta com seus dias contados. A truculência fez com que a UFSM fosse de ponta a ponta nenhuma e agora queremos mais gestão,mais compromisso com a Instituição e não com os grupos de interesse,queremos mais fiscalização nas obras dentro da UFSM,queremos ir além sim, além do arco e voar mais alto para sentirmos o frescor do vento da liberdade. Chega dos mesmos.
Vejam só! E ainda tem gente por aí que diz que a UFSM não está profundamente inserida na comunidade local! Pelo que li e entendi a UFSM pesquisa, estuda, elabora, dialoga, propõe e ajuda a implantar! Tudo o que uma Universidade de qualidade deve e precisa fazer e continuar fazendo mais.